Ouvindo...

Debaixo de muita chuva, Flamengo vence o Botafogo e conquista a Supercopa do Brasil

Rubro-Negro domina totalmente o Glorioso, conta com tarde inspirada de Bruno Henrique, e fatura pelar terceira vez o título nacional com um triunfo por 3 a 1

O Flamengo conquistou pela terceira vez a Supercopa do Brasil. Na tarde deste domingo (2), no Mangueirão, em Belém, no Pará, o Rubro-Negro dominou o Botafogo e venceu por 3 a 0 sob muita chuva. A tarde teve um Bruno Henrique inspirado.

O camisa 27 marcou os dois gols e foi o principal nome da tranquila vitória. A partida chegou a ser paralisada devido às fortes chuvas. No final do jogo, Luiz Araújo marcou um lindo gol que sacramentou a grande vitória. Patrick de Paula ainda descontou para o Glorioso.

Com o caneco, o Flamengo faturou uma premiação recorde de R$ 12 milhões. O Botafogo ficou com R$ 6,05 milhões por participar do torneio. O Fla, em 2024, levou a Copa do Brasil, enquanto o Alvinegro foi campeão da Série A do Campeonato Brasileiro.

Leia também

Bruno Henrique abre o placar!

O time de Filipe Luís dominou as ações ofensivas desde o início. Wesley começou bem pelo lado direito, mas a chance para abrir o placar veio em pênalti sofrido por Bruno Henrique.

Após ser derrubado por Lucas Halter, em carrinho descuidado, o camisa 27 cobrou o pênalti. O goleiro John chegou a tocar na bola, mas não defendeu: Flamengo na frente aos 13 minutos!

Jogo paralisado pela chuva

Aos 15 minutos, o árbitro Ramon Abatti Abel paralisou o clássico por conta da condição ruim do gramado. Depois de cerca de 1h15, a chuva diminuiu e a partida foi reiniciada no Mangueirão.

Golaço de BH

O Flamengo voltou ao jogo da mesma forma e não deixou o Botafogo “respirar”. A equipe de Carlos Leiria não conseguiu ter a posse de bola. Assim, o segundo gol foi questão de tempo.

Aos 19, após ligação direta de Rossi, Michael tocou para Bruno Henrique, que arriscou de fora da área e marcou um golaço. A finalização entrou no ângulo esquerdo de John: 2 a 0!

Sem se encontrar em campo, o Botafogo praticamente não ameaçou a meta de Rossi até o término do primeiro tempo, e o Flamengo esteve mais próximo de ampliar o placar antes do intervalo.

Botafogo melhora, mas pouco assusta

Com desvantagem no marcador, o Botafogo até conseguiu equilibrar o jogo, mas ainda foi presa fácil para o Flamengo. O Rubro-Negro seguiu com mais domínio na partida, mas sem se ariscar muito.

O bom resultado no placar, deixou o Flamengo levar perigo em muitos contra-ataques. Michel teve boa chance de ampliar e Gonzo Plata também. Faltou pontaria para a dupla. Bruno Henrique seguiu sendo o homem mais perigoso em campo pelo Flamengo. Em outras duas oportunidades, o camisa 27 quase chegou ao seu hat-trick.

Pintura fecha a conta

Com o duelo já decidido, ainda teve tempo de Luiz Araújo realizar uma verdadeira pintura no Mangueirão para confirmar o título nacional. O camisa 7 que estava há poucos minutos em campo aproveitou o erro de Lucas Halter e tocou por cobertura para sacramentar a taça: 3 a 0.

Gol de honra

Teve tempo do Botafogo ainda fazer o seu gol de honra em Belém. E foi de Patrick de Paula, que foi aproveitado pela escassez de jogadores no elenco. O volante aproveitou o rebote em chute de Artur mandou de primeira para tirar pelo um grito de gol dos alvinegros.

Filipe Luís campeão

Sem correr riscos, o Flamengo soube administrar e segurou a ótima vitória que garantiu o terceiro título da Supercopa do Brasil. O Fla se isola ainda mais como o maior campeão do torneio. É o segundo título de Filipe Luís como treinador.

Com apenas 18 jogos como treinador profissional, o ex-lateral de 39 anos começa a despontar como um dos grandes nomes da nova geração de treinadores do país. Já são duas taças com o técnico com menos de 20 jogos.

Botafogo 1x3 Flamengo

Botafogo

John; Mateo Ponte (Vitinho), Halter, Barboza e Alex Telles; Gregore, Marlon Freitas e Savarino (Patrick de Paula); Matheus Martins (Rafael Lobato), Artur (Kayke) e Igor Jesus. Técnico: Carlos Leiria.

Flamengo

Rossi; Wesley, Léo Pereira (Danilo), Léo Ortiz e Alex Sandro; Pulgar, Gerson e De La Cruz (Evertton Araújo); Michael (Luiz Araújo), Plata (Arrascaeta) e Bruno Henrique (Juninho). Técnico: Filipe Luís.

Gols: Bruno Henrique (Aos 13 min do 1º tempo e aos 19 min do 1º tempo) e Luiz Araújo (Aos 37 min do 2º tempo) para o Flamengo;
Patrick de Paula (Aos 42 min do 2º tempo) para o Botafogo
Cartão amarelo: Igor Jesus e Barboza (BOT); Erick Pulgar e De La Cruz (FLA)
Cartão vermelho: Nenhum
Local: Mangueirão, Belém, Pará
Data e hora: 2 de fevereiro de 2025, às 16h (de Brasília)
Árbitro: Ramón Abel Abatti (Fifa/SC)
Assistentes: Neuza Ines Back (SP) e Guilherme Dias Camilo (MG)
Arbitro de vídeo: Wágner Reway (Fifa/ES)


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Jornalista e correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Apaixonado por esportes, pela arquibancada e contra torcida única.
Jornalista esportivo desde 2006 e com passagens por Lance!, Extra e assessorias de marketing esportivo. É correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Tem pós-graduação em Jornalismo Esportivo e formação em Análise de Desempenho voltado para mercado.
Leia mais