Ouvindo...

Presidente da CBF abre o jogo sobre mudanças no calendário do futebol brasileiro

Samir Xaud expôs ideias para diminuir o número de jogos dos clubes durante uma temporada

Presidente da CBF abre o jogo sobre mudanças no calendário do futebol brasileiro

Presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Samir Xaud detalhou planos sobre possíveis mudanças no calendário do futebol brasileiro a partir da temporada 2026.

Dentre elas estão a redução no número de jogos nos campeonatos estaduais, alteração no formato da Copa do Brasil e a troca das duas vagas na fase preliminar da Libertadores por uma vaga direta na fase de grupos da competição.

Em entrevista ao podcast ‘Toca e Passa’, do Jornal O Globo, Samir revelou que a diminuição de 16 para 11 datas nos campeonatos estaduais “está certa”. No entanto, o mandatário destacou que a alteração priorizará torneios que contem com clubes integrantes das séries A e B.

“Está certa (a diminuição de 16 para 11 datas dos estaduais). Onze datas a partir do ano que vem. Vou fazer um parêntese que essas 11 datas valem muito mais para as séries A e B, que têm clubes que participam de campeonatos internacionais, Conmebol, etc. (Séries) C e D têm uma maleabilidade maior, então, isso está sendo discutido com os presidentes de federações”, iniciou Xaud.

“O que vamos fazer, o que nós devemos fazer é uma reformulação nos calendários de praticamente todas as competições que a CBF realiza. A gente tem um calendário muito cheio. Nós temos que esperar (sair) Data Fifa, Conmebol lançar as dela, para depois a gente lançar o nosso calendário”, afirmou o dirigente.

Adiante, o presidente da CBF citou a questão logística do futebol brasileiro como um dos motivos para a alteração do calendário, além da realização da Copa do Mundo com 48 seleções. Posteriormente, reafirmou sobre mudanças nos calendários de todas as competições organizadas pela entidade máxima do futebol brasileiro, dentre elas Copa do Brasil, Copa do Nordeste e Brasileiro Série D.

“A nossa logística, a nossa questão de datas é sempre muito apertado. Ano que vem vamos ter uma Copa do Mundo com mais datas. Então, se faz necessária essa adequação, até por conta dos clubes. Era um pedido dos clubes, um pedido dos jogadores. Eu sou médico da medicina esportiva, sei o quanto o período de recuperação faz diferença para os jogadores”, disse.

“Foi colocado como objetivo essa redução. Hoje, nós temos o consenso de quase 100% das federações de que é necessária essa redução, estão nos apoiando. Vamos ter reformulação também no Brasileiro Série D, Copa Verde, Copa do Nordeste e Copa do Brasil. Estamos fazendo um rearranjo de todas as nossas competições para a gente conseguir encaixar o calendário brasileiro com o mínimo de prudência”, concluiu Samir.

Mudança no formato da Copa do Brasil

Questionado sobre uma possível adoção de jogos únicos na Copa do Brasil, Samir desconversou e deixou a responsabilidade a cargo de Júlio Avellar, diretor de competições da CBF. Na sequência, Xaud afirmou que o modelo planejado para o próximo ano busca “fortalecer ainda mais” a competição.

Atualmente, a primeira e a segunda fase da Copa do Brasil são disputadas em jogos únicos.

“Vou deixar isso para o nosso Júlio, nosso diretor (de competições). O que a gente espera é sempre favorecer ainda mais os clubes”, começou.

“A Copa do Brasil é uma das principais competições nossas, a mais eclética, é a que da mais oportunidade para clubes menores, a que mais paga bem em questão de cotas. A ideia é fortalecer ainda mais a Copa do Brasil. A gente está pensando em um modelo que vai melhorar para todo mundo”, finalizou o dirigente.

Leia também

Menos vagas na ‘Pré-Libertadores’ e vaga a mais na fase de grupos?

Por fim, Samir Xaud expôs ter conversas com a Conmebol para uma possível mudança que impactaria clubes brasileiros na Copa Libertadores. O mandatário afirmou que possui diálogos para uma “troca” das duas vagas disponíveis para clubes do Brasil na fase preliminar da competição por uma direta na fase de grupos.

“Na verdade, a gente tem uma conversa com Conmebol a respeito das nossas datas para ver uma outra forma de realizar. A gente tem algumas datas Conmebol, de Pré-Libertadores, que estamos conversando. Mas os estaduais é a outra via e a reformulação da Copa do Brasil são as duas vertentes que conseguimos mudar, que a gente consegue abrir”, afirmou.

“A gente está tentando esse dialogo aí (trocar duas vagas na ‘Pré-Libertadores’ por uma vaga direta), mas se for parar para analisar, nesta Pré-Libertadores é sempre brasileiro contra brasileiro. Então, praticamente, a gente tem uma vaga direta. Então, é em cima disso aí essa conversa”, destacou o presidente.

Atualmente, o Campeonato Brasileiro classifica quatro equipes diretamente para a fase de grupos da Libertadores e mais duas para as fases preliminares da competição. Clubes brasileiros campeões da Copa do Brasil, Libertadores e Sul-Americana garantem vaga direta na fase de grupos do torneio na temporada seguinte.

Apesar da afirmação de Samir Xaud, em apenas uma ocasião equipes brasileiras se enfrentaram nas fases preliminares da Copa Libertadores. Em 2024, RB Bragantino e Botafogo duelaram pela terceira fase da etapa prévia da competição. O Glorioso se classificou e adiante se sagrou campeão do torneio de maneira inédita.

Jornalista formado pelo Centro Universitário UNA. Acumula passagens pela Web Rádio Neves FM e Portal Esporte News Mundo, como setorista do América, além de possuir experiência em coberturas in-loco e podcast. Apaixonado por automobilismo e esportes americanos.