Depois de viver um ano de glórias e recheado de competições, o Flamengo inicia o Campeonato Brasileiro de 2026 com um único foco: conquistar novamente o título. O Rubro-Negro Carioca estreia na Série A nesta quarta-feira (27), às 21h (de Brasília), quando enfrenta o São Paulo no MorumBis, em São Paulo.
No ano passado, o Flamengo terminou o Campeonato Brasileiro como campeão com uma rodada de antecedência. O Rubro-Negro Carioca terminou a competição com 79 pontos, três a mais que o vice Palmeiras, com 76, e nove à frente do Cruzeiro, terceiro colocado com 70 pontos.
Início de ano e estreia dos titulares
O Flamengo viveu uma maratona de jogos no fim de 2025 e, por isso, decidiu começar o Carioca com um time de ‘garotos’. Porém, os jovens fizeram três jogos, empataram um e perderam dois, o que fez Filipe Luís recorrer aos profissionais antes do esperado. Naquele momento, o Rubro-Negro corria sérios riscos de não se classificar à fase final.
Foi assim que, diante do Vasco, na terceira rodada do Campeonato Carioca, os profissionais entraram em campo e venceram o clássico no Maracanã por 1 a 0. Já no último domingo (25), o Flamengo perdeu para o Fluminense por 2 a 1, em novo clássico no Rio de Janeiro.
Carrascal comemora o gol da vitória do Flamengo sobre o Vasco
Nem todos estrearam…
Mesmo que os profissionais tenham sido acionados, o Flamengo ainda não contou com a estreia de alguns dos seus principais jogadores. É o caso do meio-campista Jorginho e do armador Giorgian de Arrascaeta. Os outros já estrearam ou estão no departamento médico, como é o caso de Saúl Ñíguez.
Reforços para 2026
Com um elenco bem montado, o Flamengo foi ao mercado por contratações pontuais. O único jogador anunciado até então foi o zagueiro Vitão, ex-Internacional. O Rubro-Negro Carioca ‘atravessou’ o Cruzeiro e acertou com o defensor por 10,2 milhões de euros (R$ 65,3 milhões), que engloba a quitação da dívida por Thiago Maia.
A outra - e mais badalada - contratação é de Lucas Paquetá. O Flamengo tem se aproximado de uma acordo com o West Ham-ING pela contratação do meio-campista. Os valores giram em torno de 43 milhões de euros, o equivalente a R$ 268 milhões. Caso a quantia se confirme, essa será a compra mais cara da história do futebol brasileiro.
Números do Flamengo em 2025
- Jogos - 78
- Vitórias - 49
- Empates - 18
- Derrotas - 11
- Aproveitamento - 70,7%
- Gols marcados - 143
- Gols sofridos - 51
Análise do Flamengo na Série A em 2026
Matheus Dantas, correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro
“O Flamengo está pronto para defender o título do Campeonato Brasileiro em 2026, e com razão. Com a renovação do contrato de Filipe Luís, o clube rubro-negro aposta na continuidade do vitorioso trabalho desde 2024.
Os reforços Vitão e Andrew são mais um sinal de que o clube pode brigar, outra vez, para “ganhar tudo” nesta temporada. A base do time campeão brasileiro e da América foi mantido, e a diretoria ainda busca mais reforços no mercado, como Lucas Paquetá, do West Ham.
A pergunta que fica é: qual equipe será capaz de parar o Flamengo? Com essa equipe poderosa e a ambição de ter “dois times titulares” à disposição de Filipe Luís, o bicampeonato brasileiro parece mais do que possível. E as conquistas do Flamengo em 2026 não devem parar por aí".
Ficha do clube
Clube de Regatas Flamengo
- Fundação: 1895
- Modelo de gestão: Associação
- Títulos da Série A: 1980, 1982, 1983, 1992, 2009, 2019, 2020 e 2025
- Campanha de 2025: 1º colocado
- Estádio: Maracanã, no Rio de Janeiro
Elenco do Flamengo
Goleiros
- Agustín Rossi
- Dyogo Alves
- Andrew
Zagueiros
- Danilo
- Léo Ortiz
- Léo Pereira
- Iago Silva
- Vitão
Laterais
- Alex Sandro (E)
- Emerson Royal (D)
- Guilhermo Varla (D)
- Ayrton Lucas (E)
Meio-campistas
- Allan
- Giorgian de Arrascaeta
- Jorginho
- Nicolás de la Cruz
- Jorge Carrascal
- Saúl Ñíguez
- Erick Pulgar
- Evertton Araújo
Atacantes
- Samuel Lino
- Gonzalo Plata
- Luiz Araújo
- Everton Cebolinha
- Pedro
- Bruno Henrique
- Michael
Técnico: Filipe Luís.