O
Mesmo em grandes momentos, como no torneio de 2024 que sagrou-se campeão nacional, o Botafogo não conseguiu derrotar os mineiros. Pior ainda. O Cruzeiro venceu as duas partidas no torneio, sendo uma de 3 a 0 em pleno Estádio Nilton Santos, palco do duelo desta quinta-feira (29), às 21h30 (de Brasília).
No encontro do ano passado, outra vitória do Cruzeiro. A equipe celeste comandada por Leonardo Jardim venceu por 2 a 0 o time do italiano Davide Ancelotti. No returno, no Mineirão, empate por 2 a 2.
As últimas 15 partidas deixaram um histórico de seis vitórias da Raposa e nove empates. No Rio de Janeiro, o jejum do Botafogo é mais longo ainda. São 13 anos, desde 2013, sem saber o que é ganhar em casa. Naquele ano, o Cruzeiro foi campeão brasileiro.
Em 2016, pela 24ª rodada da Série A, foi a última vez que o Glorioso comemorou três pontos diante do Cruzeiro. Na ocasião, Gustavo Canales e Camilo marcaram os gols do triunfo por 2 a 0 sobre o time comandado por Mano Menezes.
Ao longo da história, em 81 jogos, o Cruzeiro tem quase o dobro de vitórias do Botafogo. São 33 triunfos celeste, contra 19 do Glorioso, além de 29 empates. Os mineiros fizeram 117 gols, enquanto os cariocas somente 89.