O técnico da equipe sub-20 do
O treinador falou sobre a relação próxima construída entre Joaquim Pinto e os garotos da base celeste. O profissional viajou com a delegação cruzeirense, junto do presidente Pedro Lourenço, para acompanhar a decisão da Copinha, no último domingo (27), diante do São Paulo.
O envolvimento de Joaquim Pinto com os “Crias da Toca” pôde ser percebido antes da final do torneio. Minutos antes dos atletas entrarem em campo, o chefe de scout pediu a palavra para incentivar os jogadores.
“Primeiro, acima de tudo, e sempre o mais importante. Não se esqueçam de agradecer a Deus pela oportunidade que lhes foi dada. Oportunidade que qualquer jovem da idade de vocês gostaria de ter. Depois, lembram do que dissemos na apresentação? O que viemos fazer? Ser campeão. Sem desculpas, sem nada. Estamos muito perto de atingir o objetivo. A equipe adversária, o público, vão tentar intimidar. O que vocês vão fazer? Responder com o olhar. Não temos medo de ninguém. Somos o Cruzeiro. Ninguém nos intimida” – discursou Joaquim Pinto antes da final contra o São Paulo.
“O Joaquim é um profissional de altíssimo nível, é uma pessoa muito especial. Ele faz esse elo entre o departamento profissional e a base e é, além de tudo, de contribuir no dia a dia com as ideias, é um profissional que ouve muito. Ele se preocupa com aquilo que você sente, respeita aquilo que você vive, e isso é muito importante. Ele tem vivido o Cruzeiro intensamente, é um apaixonado pela base do Cruzeiro” – disse Mairon César sobre o português.
Mairon César
Considerado uma das promessas da nova geração de treinadores, Mairon ganhou destaque pelo América nas últimas temporadas. Em 2023, ele conduziu o time mineiro ao vice-campeonato da Copinha.
Naquela edição, o Palmeiras — que tinha nomes como Estêvão, Kevin e Allan — derrotou o América na grande final por 2 a 1, no Estádio do Canindé, em São Paulo.
Joaquim Pinto
Joaquim Pinto é formado em Scouting, Alto Rendimento Esportivo, Coaching Desportivo e também tem curso como treinador. Ele atuou técnico de equipes de base e, em 2009, ingressou como membro da prospecção do Benfica-POR.
Lá, cresceu, se tornou coordenador e ficou por 15 anos, com participação importante em grandes contratações do clube. Em 2024/25, trocou os Encarnados pelo Spartak Moscou-RUS, onde trabalhou como Diretor de Scouting e Diretor Esportivo Interino.