O
Há, contudo, um desafio importante a ser superado: o calendário apertado em meio ao início de um novo trabalho. O time faz um Campeonato Mineiro de oscilações em termos de resultados e desempenho enquanto o treinador tenta emplacar suas ideias ao elenco.
Aposta pela manutenção de pilares
A grande aposta do Cruzeiro é pela manutenção da base que deu certo no ano passado. Esse foi um pedido especial de Tite durante as negociações por sua contratação, prontamente atendido pela direção.
O clube brecou saídas de jogadores valorizados no mercado, como Kaio Jorge e Matheus Pereira, que renovaram seus vínculos. A ideia é aproveitar o legado deixado por Leonardo Jardim e agregar com atletas em características carentes.
“Eu tenho que ter a capacidade, não de implantar o que eu quero como ideal de esquema tático. Porque ele já está desenvolvido em um 4-2-3-1, num 442 como marcação. Estabelecer talvez uma variação? Sim. Dar um up? Sim. Trazer algum atleta que possa contribuir que possa contribuir neste aspecto para gerar uma competitividade dentro da própria equipe? Talvez, sim. Potencializar os jovens neste primeiro jogo, que já vai estar tendo, os Crias da Toca. Quando tu mantém a base desse grupo, fica muito mais fácil de o garoto entrar e produzir bem”, disse Tite em apresentação no dia 7 de janeiro.
Kaio Jorge celebra gol pelo Cruzeiro contra o Atlético
Gerson é a carta na manga
Como sugere seu apelido, Gerson chegou ao Cruzeiro como “Coringa” para 2026. Determinado a contratá-lo, o clube investiu 30 milhões de euros (27 milhões de euros fixos + 3 milhões em bônus) para tirá-lo do Zenit-RUS e transformá-lo na contratação mais cara da história da América do Sul.
A expectativa é de que o meio-campista eleve o nível do time celeste e seja um grande adendo para a temporada. O meia foi um pedido de Tite, seu ex-técnico do Flamengo, e pode atuar em diferentes funções.
Em acordo com o treinador, a direção celeste optou por contratar peças pontuais no mercado da bola. O discurso foi de preferir qualidade sobre a quantidade.
Gerson apresentado por Pedro Junio e Pedro Lourenço no Cruzeiro
O desafio de Tite
Bicampeão do Brasileirão pelo Corinthians, Tite chegou ao Cruzeiro com desconfiança de parte da torcida. Apesar de encontrar um trabalho estruturado por Leonardo Jardim, o técnico não tem missão fácil.
Adenor terá que, em pouco tempo, colocar sua cara no estilo de jogo do time e conquistar resultados no Brasileirão e no Campeonato Mineiro. A derrota para o Atlético, no último domingo (25), pressionou o comandante.
Vale destacar que o Cruzeiro está em uma situação delicada no estadual. O time tem seis pontos e está na segunda posição do Grupo C do Campeonato Mineiro, que é liderado pelo North, com oito. A equipe tem três jogos pela frente até o fim da primeira fase: Betim (fora), América (casa) e URT (fora).
No atual formato, o líder de cada chave se classifica, além do melhor segundo colocado geral - posição que é do Pouso Alegre neste momento. Desta forma, para avançar, a Raposa precisará fazer sua parte e ainda contar com eventuais tropeços do North.
Tite, técnico do Cruzeiro
Maratona de jogos
Assim como as outras equipes, o Cruzeiro enfrentará uma maratona de jogos envolvendo as duas frentes pelas próximas semanas. Serão seis partidas em 16 dias até o fim da primeira fase do Campeonato Mineiro.
- 29/01, às 21h30 - Botafogo x Cruzeiro - 1ª rodada do Campeonato Brasileiro
- 01/02, às 20h - Betim x Cruzeiro - 6ª rodada do Campeonato Mineiro
- 05/02, às 21h30 - Cruzeiro x Coritiba - 2ª rodada do Campeonato Brasileiro
- 08/02, às 18h - Cruzeiro x América - 7ª rodada do Campeonato Mineiro
- 11/02, às 19h - Mirassol x Cruzeiro - 3ª rodada do Campeonato Mineiro
- 14/02, às 19h - URT x Cruzeiro - 8ª rodada do Campeonato Mineiro
Em busca do penta
Diante de todo esse cenário de prós e contras, o Cruzeiro chega ao Brasileirão em busca do pentacampeonato. O clube ficou com a taça em 1966, 2003, 2013 e 2014.
Data da estreia
O Cruzeiro estreia no Brasileirão na quinta-feira (29), às 21h30 (de Brasília), contra o Botafogo, no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro.
Além da busca pelos três pontos, o time celeste defende uma invencibilidade de quase dez anos contra o Glorioso. A última derrota foi no segundo turno do Campeonato Brasileiro de 2016, no Mineirão, por 2 a 0.
Cruzeiro superou o Botafogo no estádio Nilton Santos pelo Brasileirão de 2025
Números do Cruzeiro em 2026
- Jogos - 5
- Vitórias - 2
- Empates - 0
- Derrotas - 3
- Aproveitamento - 40%
- Gols marcados - 9
- Gols sofridos - 6
Ficha do clube
- Cruzeiro Esporte Clube
- Fundação: 1921
- Modelo de gestão: SAF
- Sócio majoritário: Pedro Lourenço
- Títulos da Série A: 1966, 2003, 2013 e 2014
- Campanha de 2023: 3º colocado
- Estádio: Mineirão, em Belo Horizonte
Elenco do Cruzeiro
Goleiros
- Cássio
- Matheus Cunha
- Otávio
- Vitor Lamounier
- Marcelo Eraclito
Laterais
- William
- Fagner
- Kauã Moraes
- Kaiki
- Kauã Prates
Zagueiros
- Fabrício Bruno
- João Marcelo
- Jonathan Jesus
- Lucas Villalba
- Bruno Alves
- Janderson
Meio-campistas
- Walace
- Lucas Romero
- Matheus Henrique
- Lucas Silva
- Gerson
- Matheus Pereira
- Christian
- Ryan Guilherme
- Japa
- Rodriguinho
- Vitinho
- Murilo Rhikman
- Rhuan Gabriel
- Baptistella
Atacantes
- Rayan Lelis
- Kaique Kenji
- Néiser Villarreal
- Marquinhos
- Wanderson
- Kaio Jorge
- Luis Sinisterra
- Chico da Costa