Apesar de invicto há cinco jogos na Série B do Campeonato Brasileiro, o tropeço na última rodada diante do Avaí, no empate por 2 a 2 na Ressacada, impõe um cenário de pressão extra ao Sport. Quando entrar em campo diante da Ponte Preta, na próxima segunda-feira (9), na Ilha do Retiro, para o jogo que fecha esta 31°ª rodada da competição, o Leão poderá estar fora do grupo de acesso à Série A.
Vice-líder da segundona com 54 pontos, o Sport poderá ser ultrapassado por três equipes: Juventude (53 pontos), Guarani (53) e Novorizontino (51), todos com jogos no próximo sábado (7).
O Junventude visita o Tombense, em Tombos. Como tem 16 vitórias, uma a mais que o Leão, com um empate já ultrapassa a equipe rubro-negra. Cenário diferente do Guarani, que receberá o Vila Nova, no Brinco de Ouro, mas, com 15 vitórias, precisa vencer para passar o Sport.
Por fim, o Novorizontino, também pode passar o time pernambucano, em caso de êxito diante do Sampaio Corrêa, no Castelão, também no critério relativo ao número de vitórias.
"É uma competição longa. Então, as variações, elas acontecem constantemente. Não há como uma equipe manter o mesmo nível de atuação, de resultado, durante toda a competição. A gente está aqui preparado para poder, como eu falei, buscar os resultados. Temos um jogo dificílimo pela frente contra a Ponte Preta, um adversário extremamente tradicional. A gente precisa continuar pontuando, continuar buscando os resultados. E é claro, a competitividade do campeonato é enorme. A gente precisa continuar”, disse o técnico Enderson Moreira.
"Às vezes, a gente conversa abrir uma vantagem, às vezes o adversários encostam um pouco, mas é importante que a gente se mantenha pontuando na competição. Daqui a pouco, vamos pegar uma nova sequência de resultados positivos e temos uma expectativa de que possamos conquistar esse acesso. O Sport é uma equipe que tem mantido um nível de atuação qualificada, equipe que faz gol, que é bem ofensiva, jogando dentro ou fora de casa, a gente não tem uma postura extremamente defensiva, de só jogar por uma bola. É uma equipe que joga futebol, que tenta jogar, buscar o gol. Claro que a gente está sempre fazendo as correções devidas e vamos seguir nesse processo”, completou o treinador do Sport.
Nas últimas cinco rodadas, sem derrotas, o Leão empatou com o Botafogo e o Criciúma, depois venceu o ABC e o Londrina, e voltou a empatar fora de casa com o Avaí.
Os últimos oito jogos do Sport na Série B
Sport x Ponte Preta
Juventude x Sport
Sport x Chapecoense
Ceará x Sport
Mirassol x Sport
Sport x Atlético-GO
Vitória x Sport
Sport x Sampaio Corrêa