Com nada menos do que 17 temporadas disputadas no futebol europeu, o lateral-direito Roberto Rosales teve a oportunidade de realizar jogos contra os maiores jogadores do mundo. Cristiano Ronaldo, Neymar, Messi, Modric. A lista é longa. Apresentado oficialmente nesta quarta-feira (16) como novo jogador do Sport, o venezuelano de 33 anos minimizou o largo histórico. E tratou de focar na meta que tem no novo clube: conquistar o acesso à Série A.
“Estou orgulhoso do que consegui na minha carreira, mas o que vivi antes não funciona. O que posso trazer para o Sport é profissionalismo e sacrifício. Marcar jogadores individualmente não funciona, o que funciona é o coletivo e conseguir o nosso objetivo, todos unidos. Não é porque eu vim da Europa agora que sou melhor ou pior. Quero me adaptar o mais rápido e conseguir o nosso objetivo”, enfatizou.
Roberto Rosales esteve por último no AEK Larnaca, do Chipre. O lateral soma passagens por Gent (Bélgica), Twente (Holanda), Málaga, Espanyol, e Leganés, todos da Espanha. O jogador também é figura recorrente na seleção da Venezuela, estando presente, inclusive, nas últimas convocações e pretende seguir voltando.
“Jogar na seleção para mim é sempre um motivo orgulho. Estar no Brasil num campeonato aqui é uma possibilidade de adaptação. Antes, vinha Europa para a América do Sul, era mais complicado. Agora é mais fácil e tudo vai depender do meu rendimento. Se aqui não esto bem, não vou à seleção. E meu objetivo é sempre estar lá representando o meu país. O desafio é classificar ao Mundial. Estou convencido e feliz em estar aqui para conseguir esse objetivo”, disse Rosales.
Apesar de ser lateral-direito, ele também atua pelo lado esquerda. Atleta revelado pelo Caracas, da Venezuela, ele está no futebol europeu desde 2008. “Não há desconforto para mim. Venho ajudar a equipe a somar, é um grupo bastante unido, me ajudou na adaptação. Não me desconforta, no início da minha carreira foi assim, tenho muitos jogos na seleção em alto nível na esquerda, inclusive nas ligas que pode jogar. Sou um jogador de equipe, onde o técnico puder me colocar, darei o máximo e espero fazer”, pontuou.
Rosales já fez a sua estreia entrando no decorrer do jogo contra o Tomense, na última rodada. Ele treina normalmente e é opção para o jogo da próxima sexta-feira (18), contra o Guarani, em Campinas.