Ouvindo...

Tribunal suspende investigações de possível crime eleitoral de Samir Xaud, da CBF

Samir Xaud foi um dos alvos de operação da Polícia Federal que investiga crime eleitoral em Roraima

Samir Xaud, presidente da CBF

Estão suspensas as investigações de possíveis ‘crimes eleitorais’ em Roraima por parte de Samir Xaud, presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) proferiu decisão nesta quinta-feira (31) e destacou que não houveram “elementos” para associar o dirigente na prática do crime em 2024.

“Sei de onde eu vim, sei quem eu sou e mantive a tranquilidade nos últimos dias, apesar da injustiça cometida e da grave exposição negativa da minha imagem. Seguirei trabalhando com foco, fé e honestidade em prol do futebol brasileiro”, declarou o presidente Samir Xaud.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou a visita de policiais à sede do Rio de Janeiro na manhã dessa quarta (30). Pouco depois do contato, a entidade ponderou à imprensa que Samir não era o centro das apurações e que o presidente se estará “tranquilo e à disposição” das autoridades.

Leia também

Operação Caixa Preta

Segundo investigações, os crimes eleitorais teriam ocorrido em Roraima durante 2024. “A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (30/7), a Operação Caixa Preta, com o objetivo de investigar suspeita da prática de crimes eleitorais em Roraima”, divulgou a PF.

“A investigação teve início após a apreensão de R$ 500 mil, em setembro de 2024, às vésperas das eleições municipais”, completou, antes de concluir. “Estão sendo cumpridos dez mandados de busca e apreensão nos estados de Roraima e Rio de Janeiro, além do bloqueio judicial de mais de R$ 10 milhões nas contas dos investigados”.

De acordo com o g1, a deputada federal Helena da Asatur (MDB-RR) e o marido, o empresário Renildo Lima, também foram alvos da Operação Caixa Preta. Renildo, inclusive, foi preso em setembro de 2024 com notas de dinheiro na calça conforme fotos divulgadas pela polícia.

Assim como Helena de Asatur, Samir Xaud é filiado ao MDB. Em 2022, ele lançou candidatura ao cargo de deputado federal, mas não foi eleito.

Jornalista pela PUC Minas, Pedro Leite é repórter do portal Itatiaia Esporte. Tem experiência na cobertura diária de portais, redes sociais e jornal impresso. Apaixonado por futebol, já passou pelo Superesportes.
Matheus Muratori é jornalista multimídia com experiência em muitas editorias, mas ama a área esportiva. Faz cobertura de futebol, basquete, vôlei, esportes americanos, olímpicos e e-sports. Tem experiência em jornal impresso, portais de notícias, blogs, redes sociais, vídeos e podcasts.