Ouvindo...

Seleção Brasileira comemora 111 anos; relembre conquistas

Time brasileiro fez o primeiro jogo contra o Exeter City, da Inglaterra, no estádio das Laranjeiras, em 1914

Cenas do primeiro jogo da Seleção Brasileira, realizado nas Laranjeiras

A Seleção Brasileira celebra 111 anos de história nesta segunda-feira (21). A instituição nasceu no dia 21 de julho de 1914, quando disputou e venceu por 2 a 0 o primeiro jogo, contra o Exeter City-ING. O duelo ocorreu na Laranjeiras, no Rio de Janeiro. A partir daí, vieram os títulos, história e tradição de uma das seleções mais vencedoras da história do futebol.

Os artilheiros do Brasil no jogo de estreia foram Oswaldo, do Fluminense, e Osman, do America-RJ. Entre os jogadores da primeira Seleção Brasileira estiveram o goleiro Marcos Carneiro de Mendonça e o atacante Arthur Friendereich.

O duelo em questão contou com um público estimado entre 3 mil e 13 mil pessoas. Segundo o site da Confederação brasileira de Futebol (CBF), a maioria deles assistiu à partida de pé, atrás de uma grade modesta, que não ameaçava a segurança dos atletas e da arbitragem, tamanho comportamento amistoso do público.

No mesmo ano, dois meses depois de sua estreia oficial, a Seleção Brasileira conquistaria seu primeiro título: a Copa Roca, contra a Argentina, na qual venceu por 1 a 0 com gol de Rubens Sales (do Paulistano), em jogo realizado em Buenos Aires, na Argentina.

O mesmo estádio das Laranjaneiras veria, cinco anos mais tarde, o primeiro título relevante conquistado pelo Brasi: O Campeonato Sul-Americano de 1919, atual Copa América. Friedenreich, primeiro grande craque brasileiro, marcou o gol do título sobre o Uruguai.

As cinco estrelas e demais grandes conquistas

  • Copas do Mundo: 5 (1958, 1962, 1970, 1994 e 2002)
  • Copa das Confederações: 4 (1997, 2005, 2009, 2013)
  • Copa América: 9 (1919, 1922, 1949, 1989, 1997, 1999, 2004, 2007, 2019)
  • Campeonato Pan-Americano: 2 (1952, 1956)
  • Olímpiadas: 2 ouros (2016 e 2020), 3 pratas (1984, 1988 e 2012) e 2 bronzes (1996, 2008)

Presidente celebra a Seleção Brasileira

Samir Xaud, presidente da CBF, celebrou a data e a história do futebol brasileiro.

“A Seleção Brasileira fez e faz história, hoje representada também pelo seu time feminino. O futebol mundial não seria o mesmo sem o talento, a ousadia, a perspicácia dos jogadores brasileiros.

O mandatário da maior entidade máxima do futebol nacional ainda destacou os grandes jogadores do Brasil ao longo dos mais de 100 anos de glórias.

“Tivemos lá atrás nomes consagrados como Marcos Carneiro de Mendonça, Friedenreich, Leônidas da Silva, Zizinho e tantos outros até chegarmos a Pelé, o rei. Seria impossível listar todos aqui. A Seleção é motivo de orgulho para todos os brasileiros e hoje, ao celebrarmos seu 111º aniversário com muita alegria, reafirmamos a nossa convicção de que novos grandes títulos estão a caminho”, disse.

Além de maior vencedora das Copas do Mundo, com cinco títulos, a Seleção Brasileira é a única que nunca ficou de fora de nenhum Mundial.

Leia também

Igor Varejano é jornalista formado pela UFOP. Tem experiência na cobertura esportiva, como repórter de cidades e rádio. Antes da Itatiaia, colaborou com Agência Primaz, Jornal Geraes e Rádio Real.