Ouvindo...

Seleção de futebol feminino conquista primeira vaga do Brasil na Olimpíada de 2028

Brasileiras estão garantidas nos Jogos Olímpicos de 2028 em Los Angeles, nos Estados Unidos

Brasil está na Olímpiada de 2028 em Los Angeles

A Seleção Brasileira de futebol feminino garantiu, nesta segunda-feira (28), a primeira vaga do Brasil para os Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028, nos Estados Unidos. A classificação veio após uma goleada contra o Uruguai por 5 a 1, pela semifinal da Copa América Feminina 2025 em Quito, no Equador.

+ Com show no 1º tempo, Brasil goleia Uruguai e avança à final da Copa América Feminina

A seleção agora disputará a grande final contra a Colômbia, marcada para o próximo sábado (2), às 18h (de Brasília), no estádio Casa Blanca, em Quito, no Equador.

O Brasil participa dos Jogos Olímpicos desde a inclusão da modalidade, em 1996. Ao todo, são três pratas e seis semifinais disputadas em oito participações

Seleção Feminina em Jogos Olímpicos

  • Atlanta 1996: 4º lugar.
  • Sydney 2000: 4º lugar.
  • Atenas 2004: Medalha de Prata (perdeu para os EUA).
  • Pequim 2008: Medalha de Prata (perdeu para os EUA).
  • Londres 2012: Quartas de final.
  • Rio 2016: 4º lugar.
  • Tóquio 2020: Quartas de final.
  • Paris 2024: Medalha de Prata (perdeu para os EUA)

Vagas da Copa América Feminina

Já as equipes que terminarem em 3º, 4º e 5º lugares disputarão o torneio de futebol feminino nos Jogos Pan-Americanos de 2027, que acontecerão em Lima, no Peru.

Diferente das edições passadas, a Copa América 2025 não define mais vagas para a Copa do Mundo de 2027. A partir deste ciclo, a classificação será feita por meio das Eliminatórias, modelo já adotado no futebol masculino.

Leia também

Igor Varejano é jornalista formado pela UFOP. Tem experiência na cobertura esportiva, como repórter de cidades e rádio. Antes da Itatiaia, colaborou com Agência Primaz, Jornal Geraes e Rádio Real.
Leonardo Parrela é repórter multimídia na área de esportes na Itatiaia. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, colaborou com Globo Esporte, UOL Esporte e Hoje Em Dia, onde cobriu Copa do Mundo, Olimpíada e grandes eventos.