Ouvindo...

Com show no 1º tempo, Brasil goleia Uruguai e avança à final da Copa América Feminina

Seleção Brasileira fez três gols em 25 minutos e resolveu rápido a semifinal nesta terça-feira (29)

Time do Brasil comemora a vitória diante do Uruguai nesta terça-feira (29)

O Brasil está na final da Copa América Feminina. Nesta terça-feira (29), a Seleção Brasileira não teve pena do Uruguai e venceu por 5 a 1, no Estádio Casa Blanca, em Quito, no Equador. Na grande final a adversária será a Colômbia.

Com a vitória na semifinal, além da vaga na grande decisão, o futebol feminino do Brasil também assegurou a primeira vaga brasileira nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 2028.

Já o Uruguai enfrentará a Argentina, pela decisão de 3º e 4º lugares. A partida ocorrerá na sexta-feira (1), às 21h (de Brasília), também no Casa Blanca.

Primeiro gol de Marta

A Rainha Marta foi às redes a primeira vez nesta edição da Copa América. Ela converteu uma penalidade aos 25 minutos do primeiro tempo.

Ao todo, Marta tem 198 jogos e 118 gols com a camisa da Seleção Brasileira.

Os gols

A Seleção Brasileira resolveu o jogo ainda no primeiro tempo, com três gols nos primeiros 25 minutos. Amanda Gutierres abriu o placar aos 10 minutos. Gio Garbelini ampliou aos 12, e Marta marcou seu primeiro gol nesta Copa América aos 25.

No início da segunda etapa, a Seleção Uruguaia esboçou uma reação com um gol contra de Isa Haas.

No entanto, as brasileiras contiveram o ímpeto adversário graças a um chutaço de Amanda Gutierres. Em cobrança de falta, ela marcou o quarto gol do Brasil aos 19 minutos do segundo tempo.

Dudinha deu números finais ao duelo aos 40 da etapa final.

A grande final

A América do Sul conhecerá a grande campeã da Copa América Feminina 2025 no próximo sábado (2), às 18h (de Brasília), no estádio Casa Blanca, em Quito, no Equador.

Colômbia e Brasil já se enfrentaram na fase de grupos. Naquela oportunidade, o Brasil segurou o empate em 0 a 0 após perder a goleira Lorena ainda no primeiro tempo. As colombianas eliminaram a Argentina nas penalidades na última segunda-feira (28).

Vagas para competições mundiais e continentais

A Copa América Feminina é qualificatória para a Olímpiada de Los Angeles 2028. As duas finalistas estão automaticamente classificadas. A 3ª, 4ª e 5ª colocadas ganham vagas para o torneio dos Jogos Pan-Americanos de 2027, em Lima, no Peru.

Diferente das edições anteriores, a Copa América de 2025 não garante participação na Copa do Mundo 2027. Neste ciclo, as equipes vão participar das Eliminatórias, como é feito na modalidade masculina.

Leia também

Igor Varejano é jornalista formado pela UFOP. Tem experiência na cobertura esportiva, como repórter de cidades e rádio. Antes da Itatiaia, colaborou com Agência Primaz, Jornal Geraes e Rádio Real.