Ouvindo...

Ancelotti estreia, e Brasil visita Equador em confronto direto nas Eliminatórias

Equipes se enfrentarão nesta quinta-feira (5) em jogo histórico para a Seleção Brasileira

Carlo Ancelotti conversa com jogadores da Seleção Brasileira durante treinamento no Equador

O Brasil enfrentará o Equador, nesta quinta-feira (5), às 20h (de Brasília), no Estádio Monumental Isidro Romero Carbo, em Guayaquil, pela 15ª rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026 num jogo especial na história da Seleção Brasileira. A partida marcará a aguardada estreia de Carlo Ancelotti como treinador da Seleção.

O italiano foi anunciado como treinador do Brasil no dia 12 de maio. A apresentação oficial e a primeira convocação ocorreu no dia 26 de maio. Desde então, Ancelotti conheceu estádios, a Granja Comary e até o Cristo Redentor.

O grupo convocado trabalha junto desde a última segunda-feira (2). Ancelotti comandou três treinamentos antes da partida: dois em São Paulo e o último no Equador.

Leia também

Mistério no Brasil

O treinador italiano não revelou qual será a escalação do Brasil. Na coletiva concedida nessa quarta-feira (4), às vésperas do jogo, Carlo Ancelotti afirmou que espera um time equilibrado dentro de campo.

Durante as poucas atividades, Ancelotti testou diferentes jogadores em todos os setores do time: na lateral-direita (Danilo ou Vanderson), no meio-campo (Gerson ou Bruno Guimarães) e no ataque (Estêvão ou Andreas Pereira).

O jogador deve se apoiar em referências do Brasil e em velhos conhecidos. Alisson e Marquinhos são pilares da equipe, assim como Vinícius Júnior. Casemiro e Richarlison viveram o melhor momento da carreira sob o comando do italiano.

Como chega o Equador

O Equador chega embalado para enfrentar o Brasil. A equipe tem a melhor defesa das Eliminatórias: apenas cinco gols sofridos em 14 jogos.

O técnico Sebastián Beccacece tem problemas. O comandante pode não ter Enner Valencia, que se recupera de lesão. Gonzalo Plata, outro atacante, também está fora de combate.

A Seleção Equatoriana é vice-líder das Eliminatórias com 23 pontos. Uma vitória deixaria a equipe ainda mais perto da classificação para o próximo Mundial.

Confronto direto

A estreia de Ancelotti tem um fator importante dentro de campo. A partida será um confronto direto das Eliminatórias.

O Brasil, quarto colocado com 21 pontos, pode superar o Equador (vice-líder com 23 pontos) na tabela de classificação. Os seis mais bem colocados garantem vaga direta na próxima Copa do Mundo.

Equador x Brasil

Equador

Galíndez; Ordóñez, Pacho, Hincapié e Estupiñán; Moisés Caicedo, Vite e Alan Franco; Castillo (Minda), Kendry Paez e Enner Valencia (Kevin Rodríguez). Técnico: Sebastián Beccacece.

Brasil

Alisson; Vanderson (Danilo), Marquinhos, Alexsandro e Alex Sandro; Casemiro, Gerson e Bruno Guimarães (Andrey Santos); Estêvão, Vinícius Júnior e Richarlison. Técnico: Carlo Ancelotti.

  • Motivo: Jogo da 15ª rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026;
  • Data e hora: 5 de junho de 2025, às 20h (de Brasília)
  • Local: Monumental Isidro Romero Carbo, em Guayaquil, no Equador
  • Árbitro: Piero Maza (CHI)
  • Assistentes: Claudio Urrutia (CHI) e Alejandro Molina (CHI)
  • VAR: Jose Cabero (CHI)
  • Onde assistir: TV Globo, sportv, Itatiaia (YouTube sem imagens) e Tempo Real da Itatiaia Esportes;
Leonardo Parrela é repórter multimídia na área de esportes na Itatiaia. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, colaborou com Globo Esporte, UOL Esporte e Hoje Em Dia, onde cobriu Copa do Mundo, Olimpíada e grandes eventos.