Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Flamengo no WhatsApp

Após imbróglio com Equador, Flamengo anuncia retorno de Plata para tratar lesão

Atacante voltará ao Rio de Janeiro na próxima sexta-feira (6) e pretende ficar à disposição de Filipe Luís no Mundial de Clubes

Gonzalo Plata não atua desde o início de maio por causa de uma lesão no joelho

Após um imbróglio com a Seleção Equatoriana, o Flamengo anunciou, nesta terça-feira (3), que o atacante Gonzalo Plata retornará ao Rio de Janeiro para seguir o tratamento de uma lesão no joelho direito. O atleta deve chegar à capital fluminense na próxima sexta (6).

“A decisão foi tomada após reunião entre os departamentos médicos do Flamengo e da seleção equatoriana, realizada na tarde desta terça-feira (3), em clima de cordialidade. Na ocasião, a Federação Equatoriana de Futebol apresentou suas considerações e se desculpou por qualquer mal-entendido ocorrido ao longo do processo”, diz a nota do Fla.

Entenda o caso

Nesta terça, Francisco Egas, presidente da Federação Equatoriana de Futebol, rebateu os posicionamentos do Flamengo e do Filipe Luís a respeito da convocação de Gonzalo Plata. Na versão do dirigente, o departamento médico da “La Tri” esteve em “comunicação permanente” com o departamento de futebol a respeito dos procedimentos feitos com o atacante.

Após a vitória sobre o Fortaleza por 5 a 0, no domingo (1º), o técnico Filipe Luís foi questionado sobre a situação.

“Esse assunto o médico poderá explicar melhor do que eu. Plata tem uma lesão no joelho, até hoje estava na maca. Tem jogo daqui a quatro, cinco dias, não existe nenhuma condição de ele entrar em campo. A seleção está no direito de convocar, levar ele para lá, mas aconteceu uma situação que o médico tem que explicar”, afirmou o comandante rubro-negro.

Após a convocação de Gonzalo Plata, o Flamengo posicionou-se através de uma nota oficial e criticou as ações do departamento médico da federação equatoriana na última sexta (30).

A linha do tempo da lesão de Plata

Em 22 de abril, o Flamengo informou que Gonzalo Plata, com dores no joelho direito, não seria relacionado contra a LDU, pela Libertadores, apesar de ter viajado para Quito, no Equador.

Depois deste episódio, o atacante entrou em campo duas vezes: atuou 10 minutos contra o Corinthians, pelo Brasileirão, e por 79 minutos contra o Botafogo-PB, pela Copa do Brasil.

Desde então, Plata está em recuperação de um edema ósseo no joelho direito e foi desfalque nos últimos oito jogos do Flamengo. O clube espera contar com o atacante no Mundial de Clubes.

Apesar do período de inatividade, Gonzalo Plata foi convocado para a Data Fifa de junho. O Equador enfrentará Brasil e Peru, nos dias 5 e 10 de junho, em Guayaquil e São Paulo, respectivamente.

Leia também

O Flamengo no Mundial de Clubes

O Mundial de Clubes será nos Estados Unidos e terá início no dia 14 de junho, com final marcada para dia 13 de julho. A fase de grupo durará 14 dias. Depois, as oitavas-de-final serão entre os dias 28 de junho e 1º de julho. As quartas serão disputadas nos dias 4 e 5 de julho. As semifinais, nos dias 8 e 9 de julho.

Campeão da Libertadores em 2022, o Flamengo é um dos quatro representantes do Brasil no torneio. Palmeiras, Fluminense e Botafogo também disputarão o Mundial.

O Rubro-Negro está no Grupo D, ao lado de Espérance, do Marrocos, Chelsea, da Inglaterra, e um terceiro clube que ainda será definido após a exclusão do León, do México.

Nuno Krause é chefe de reportagem do portal Itatiaia Esporte. Antes, foi correspondente da Itatiaia no Nordeste. Formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), acumula passagens por Bahia Notícias, Jornal A TARDE e Rádio Salvador FM.
Jornalista e correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Apaixonado por esportes, pela arquibancada e contra torcida única.