Nesta terça (3), Francisco Egas, presidente da Federação Equatoriana de Futebol, rebateu os posicionamentos do
“Lamento as declarações do técnico do Flamengo e o comunicado oficial porque o que fizemos a todo momento foi estar em comunicação com eles. Sebastián (Beccacece) não faz muito tempo que visitou o Brasil e falou com todos do Flamengo. Nosso médico estava em comunicação permanente. Tudo que fizemos com respeito a Gonzalo (Plata) foi com o conhecimento das pessoas do clube”, afirmou Francisco Egas, presidente da Federação Equatoriana de Futebol.
Entendo que eles também têm o outro lado para tratar com cautela suas competições, o Mundial de Clubes, nesse sentido para eles, e só para eles, era melhor que o jogador não viesse. Que ficasse e seguisse a recuperação como eles pensam. Sendo uma Data Fifa, nós também temos nossas prioridades, quisemos trazer o jogador, assegurar seu estado, o processo de recuperação. Vocês e o Flamengo podem ficar seguros que não vamos correr riscos com ele”, afirmou em entrevista à rádio “Sucre”, do Equador.
O que disse Filipe Luís
Após a vitória sobre o Fortaleza por 5 a 0, no domingo (1º), o técnico Filipe Luís foi questionado sobre a situação de Gonzalo Plata.
“Esse assunto o médico poderá explicar melhor do que eu. Plata tem uma lesão no joelho, até hoje estava na maca. Tem jogo daqui a quatro, cinco dias, não existe nenhuma condição de ele entrar em campo. A seleção está no direito de convocar, levar ele para lá, mas aconteceu uma situação que o médico tem que explicar”, afirmou Filipe Luís.
A posição do Flamengo
Após a convocação de Gonzalo Plata, o Flamengo posicionou-se através de uma nota oficial e criticou as ações do departamento médico da federação equatoriana na última sexta (30).
“O clube foi surpreendido com a informação de que, sem qualquer comunicação prévia ou autorização, um médico e um fisioterapeuta da Federação Equatoriana de Futebol estiveram na residência do atleta. Na visita, eles realizaram procedimentos à revelia do Flamengo no joelho afetado, com o objetivo de antecipar etapas no seu retorno aos gramados, o que interfere de maneira irresponsável no planejamento de recuperação estabelecido pelo Departamento Médico do clube”, relatou o clube.
“Embora reconheça a obrigatoriedade de liberar jogadores para suas seleções nas datas FIFA, o Flamengo entende que tais atitudes representam um risco à plena recuperação do atleta, o que pode comprometer sua participação no restante da temporada e até na sua carreira”, seguiu. Confira, na íntegra, o comunicado do Flamengo clicando
A linha do tempo da lesão de Plata
Em 22 de abril, o Flamengo informou que Gonzalo Plata, com dores no joelho direito, não seria relacionado contra a LDU, pela Libertadores, apesar de ter viajado para Quito, no Equador.
Depois deste episódio, o atacante entrou em campo duas vezes: atuou 10 minutos contra o Corinthians, pelo Brasileirão, e por 79 minutos contra o Botafogo-PB, pela Copa do Brasil.
Desde então, Plata está em recuperação de um edema ósseo no joelho direito e foi desfalque nos últimos oito jogos do Flamengo. O clube espera contar com o atacante no Mundial de Clubes.
Apesar do período de inatividade, Gonzalo Plata foi convocado para a Data Fifa de junho. O Equador enfrentará Brasil e Peru, nos dias 5 e 10 de junho, em Guayaquil e São Paulo, respectivamente.
O Flamengo no Mundial de Clubes
Campeão da Libertadores em 2022, o
O Rubro-Negro está no Grupo D, ao lado de Espérance, do Marrocos, Chelsea, da Inglaterra,