Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Flamengo no WhatsApp

Flamengo critica Equador por convocar Plata e vê risco de agravar lesão

Departamento de futebol expõe insatisfação com ações da Federação Equatoriana de Futebol, que realizou procedimentos médicos no jogador sem o conhecimento do clube carioca

Gonzalo Plata, durante passagem do Flamengo pelo Equador, recebe o carinho dos torcedores locais

A convocação de Gonzalo Plata para as próximas rodadas das Eliminatórias Sul-Americanas e ações da Federação Equatoriana de Futebol geraram grande insatisfação do departamento de futebol do Flamengo. Nesta sexta (30), a diretoria posicionou-se, revelando que médicos da seleção realizaram procedimentos no atleta, que está lesionado, sem o conhecimento do clube.

“O clube foi surpreendido com a informação de que, sem qualquer comunicação prévia ou autorização, um médico e um fisioterapeuta da Federação Equatoriana de Futebol estiveram na residência do atleta. Na visita, eles realizaram procedimentos à revelia do Flamengo no joelho afetado, com o objetivo de antecipar etapas no seu retorno aos gramados, o que interfere de maneira irresponsável no planejamento de recuperação estabelecido pelo Departamento Médico do clube”, relatou o clube.

Embora reconheça a obrigatoriedade de liberar jogadores para suas seleções nas datas FIFA, o Flamengo entende que tais atitudes representam um risco à plena recuperação do atleta, o que pode comprometer sua participação no restante da temporada e até na sua carreira”, seguiu. Confira, na íntegra, o comunicado do Flamengo mais abaixo.

Em 22 de abril, o Flamengo informou que Gonzalo Plata, com dores no joelho direito, não seria relacionado contra a LDU, pela Libertadores, apesar de ter viajado para Quito, no Equador.

Depois deste episódio, o atacante entrou em campo duas vezes: atuou 10 minutos contra o Corinthians, pelo Brasileirão, e por 79 minutos contra o Botafogo-PB, pela Copa do Brasil.

Desde então, Plata está em recuperação de um edema ósseo no joelho direito e foi desfalque nos últimos oito jogos do Flamengo. O clube espera contar com o atacante no Mundial de Clubes.

Leia também

Apesar do período de inatividade, Gonzalo Plata foi convocado para a Data Fifa de junho. O Equador enfrentará Brasil e Peru, nos dias 5 e 10 de junho, em Guayaquil e São Paulo, respectivamente.

O Flamengo no Mundial de Clubes

O Mundial de Clubes será nos Estados Unidos e terá início no dia 14 de junho, com final marcada para dia 13 de julho. A fase de grupo durará 14 dias. Depois, as oitavas-de-final serão entre os dias 28 de junho e 1º de julho. As quartas serão disputadas nos dias 4 e 5 de julho. As semifinais, nos dias 8 e 9 de julho.

Campeão da Libertadores em 2022, o Flamengo é um dos quatro representantes do Brasil no torneio. Palmeiras, Fluminense e Botafogo também disputarão o Mundial.

O Rubro-Negro está no Grupo D, ao lado de Espérance, do Marrocos, Chelsea, da Inglaterra, e um terceiro clube que ainda será definido após a exclusão do León, do México.

Antes de embarcar para o Mundial, o Rubro-Negro enfrenta o Fortaleza, neste domingo (1º), no Maracanã. Confira a logística da delegação na viagem para os Estados Unidos.

Confira, na íntegra, o comunicado do Flamengo sobre Gonzalo Plata:

“Ao ser informado da convocação de Gonzalo Plata para defender a seleção equatoriana na Data FIFA de junho, o Clube de Regatas do Flamengo relembra que o atleta apresentou dores no joelho direito, sendo diagnosticado com um edema ósseo. Desde então, o jogador realiza tratamento com o Departamento Médico do clube, incluindo sessões de fisioterapia focadas em fortalecimento e equilíbrio muscular.

Recentemente, o Flamengo foi procurado pela Federação Equatoriana de Futebol a respeito das condições do atleta para uma possível convocação. Na ocasião, o clube esclareceu que Gonzalo Plata não vem atuando por ainda estar em processo de recuperação e, portanto, não haveria segurança para sua utilização pelo Equador. No dia 29 de maio, inclusive, um teste isocinético apontou níveis de força ainda insatisfatórios para a prática desportiva.

Paralelamente a estas conversas, o clube foi surpreendido com a informação de que, sem qualquer comunicação prévia ou autorização, um médico e um fisioterapeuta da Federação Equatoriana de Futebol estiveram na residência do atleta. Na visita, eles realizaram procedimentos à revelia do Flamengo no joelho afetado, com o objetivo de antecipar etapas no seu retorno aos gramados, o que interfere de maneira irresponsável no planejamento de recuperação estabelecido pelo Departamento Médico do clube.

Embora reconheça a obrigatoriedade de liberar jogadores para suas seleções nas datas FIFA, o Flamengo entende que tais atitudes representam um risco à plena recuperação do atleta, o que pode comprometer sua participação no restante da temporada e até na sua carreira.

O clube lamenta a condução do caso por parte da Federação Equatoriana de Futebol, que chegou a solicitar antecipação da apresentação do jogador, e reforça que prioriza sempre a saúde e o bem-estar de seus atletas.

Nesta sexta-feira (30), o Clube de Regatas do Flamengo enviou formalmente um ofício para a Federação Equatoriana de Futebol, no qual reforça o risco real de agravamento da lesão em caso de utilização do atleta.”

Jornalista e correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Apaixonado por esportes, pela arquibancada e contra torcida única.