Ouvindo...

Brasil pode ser campeão Sul-Americano Sub-20 na revanche contra a Argentina

Após levar 6 a 0 na fase de grupos, Seleção levanta a taça se vencer os “hermanos” nesta quinta-feira (13), na Venezuela

Ramon Menezes orienta jogadores da Seleção Brasileira Sub-20 em Caracas

Uma revanche que pode valer o título do Sul-Americano Sub-20. O Brasil enfrenta nesta quinta-feira (13) a Argentina, pela quarta rodada do hexagonal decisivo. Quem vencer garante o título no jogo que começa às 22h (de Brasília), no estádio Brígido Iriarte, em Caracas, na Venezuela.

Com 100% de aproveitamento na fase final, Brasil e Argentina chegam à partida com nove pontos. O ganhador vai a 12 e, mesmo que perca na rodada final, no domingo (16), não poderá ser ultrapassado pelo rival porque vencerá no primeiro critério de desempate, que é o confronto direto.

O jogo desta noite, portanto, é a final do campeonato, apesar do formato adotado pela Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) não prever uma decisão de fato, como acontece em Copa do Mundo ou Copa América. E será a chance da revanche para a Seleção Brasileira.

Na estreia da competição, na fase de grupos, a Argentina aplicou 6 a 0 no Brasil, em um vexame histórico. O time ainda perdeu da Colômbia, por 1 a 0, mas avançou ao hexagonal batendo Bolívia (2 a 1) e Equador (3 a 2). No hexagonal engrenou, com três triunfos: 1 a 0 no Uruguai e na Colômbia, e 3 a 1 no Paraguai.

Brasil e Argentina já garantiram vaga no Mundial Sub-20 da Fifa, que será entre setembro e outubro, no Chile. Colômbia, Paraguai e Uruguai brigam pelas duas outras vagas. Como país-sede, os chilenos já estão classificados.

“Nossa equipe soube sofrer dentro da competição. Estamos com atletas aqui que estão aprendendo a jogar um torneio sul-americano. Importante que eles vivenciem isso. E eles mostraram espírito, atitude e se entregaram para botar o Brasil no Mundial. A Seleção se classificou porque eles partiram pra dentro”, disse o técnico Ramon Menezes.

Caso haja empate entre Brasil e Argentina, o campeão será conhecido apenas no domingo (16). No momento, o Brasil tem um saldo de gols um pouco melhor do que os argentinos (4 a 3). A Seleção vai encarar na última rodada o Chile, enquanto os argentinos pegam o Paraguai. A Conmebol ainda vai divulgar os horários.

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.