O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu que a
“Há tempos venho defendendo que a Seleção Brasileira tenha jogadores que atuam no país. Os dois jogadores que fizeram os gols ontem, disputam o Brasileiro. Tem que dar chance aos jogadores daqui, não a convidados de fora”, disse Lula.
Na noite de quinta-feira (10), o Brasil venceu o Chile por 2 a 1, em Santiago, pela 9ª rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. Vargas, do Atlético, abriu a contagem para os mandantes, e Igor Jesus e Luiz Henrique, ambos jogadores do Botafogo, fizeram os gols para a virada brasileira.
Em nove jogos na competição, a Seleção somou 13 pontos e está na quarta colocação. É uma campanha bastante irregular com quatro vitórias, um empate e quatro derrotas.
Os seis primeiros das Eliminatórias da América do Sul, após 18 rodadas, vão se classificar para a Copa dos Estados Unidos, México e Canadá, e o sétimo jogará uma repescagem mundial, em março de 2026.
“Eu estava no sofá assistindo ao jogo e eu conhecia o goleiro [Ederson], o zagueiro do Paris Saint-Germain [Marquinhos], o Rodrygo e o Raphinha, que reconheci pelo cabelo. Eu não conhecia os jogadores, não é possível isso. Coloca os meninos que jogam aqui no Campeonato Brasileiro para jogar na Seleção”, disse Lula.
Ele contou que já disse isso pessoalmente ao presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues. As convocações, de praxe, são feitas com base em decisões do técnico Dorival Júnior e sua equipe de auxiliares e de membros da diretoria de Seleções da CBF, capitaneada por Rodrigo Caetano, ex-Atlético.
O Brasil volta a campo justamente em Brasília, casa de Lula, na próxima terça-feira (15), no Mané Garrincha. O jogo será às 21h45 (de Brasília) e não há previsão de presença do presidente no estádio.