Abner Vinícius, de 24 anos, foi comprado em julho pelo Lyon, da França, depois de uma temporada produtiva no Bétis, da Espanha. O time francês de John Textor, dono do Botafogo, apostou no jovem que estourou para o futebol no Athletico-PR e que foi uma das novidades da lista de convocados da
O técnico Dorival Júnior revelou nesta sexta-feira (27) os 23 nomes para os jogos de outubro pelas
“Abner foi nosso jogador no Athletico, o conheço bem. Vive um momento especial na carreira, teve uma grande evolução e merece essa chance”, disse Dorival.
Hoje, o titular na lateral esquerda da Seleção Brasileira é Guilherme Arana, do Atlético, que novamente foi chamado. Para os jogos de setembro contra Equador e Paraguai, Wendell, do Porto, foi o reserva da posição. A mesma combinação foi usada na Copa América dos Estados Unidos, entre junho e julho.
Abner Vinícius é paulista e foi revelado pela Ponte Preta de Campinas, no interior de São Paulo. Em 2019, ele foi negociado com o Athletico-PR, clube que defendeu por quatro anos e onde esteve junto com Dorival, em 2020. Foi campeão da Copa Sul-Americana de 2021 e vice da Libertadores de 2022 pelo Furacão.
Em 2023, Abner foi negociado com o Bétis. Na Espanha atuou 45 vezes e chamou a atenção do Lyon, de John Textor, executivo que também comanda a SAF (Sociedade Anônima do Futebol) do Botafogo. Em julho deste ano, os franceses pagaram mais de R$ 47 milhões pelo jogador.
Abner estava na Seleção Brasileira Sub-23 que conquistou o ouro na Olimpíada de Tóquio-2020, disputada em 2021 por causa da pandemia de Covid-19. Curiosamente, Arana era o titular da lateral esquerda daquela equipe.
Jogos importantes
O Brasil enfrenta o Chile, em Santiago, no dia 10 de outubro, uma quinta-feira, às 21h (de Brasília), e o Peru, no estádio Mané Garrincha, em Brasília, no dia 15 de outubro, uma terça, às 21h45 (de Brasília).
A Seleção está na quinta colocação das Eliminatórias, com dez pontos em oito jogos, dentro da zona de classificação para a competição que será nos Estados Unidos, no México e no Canadá.
O grupo vai se apresentar a Dorival na segunda-feira, dia 7 de outubro, em São Paulo, onde treinará até 9 no centro de treinamento do Corinthians, quando viaja a Santiago. Em 11 de outubro, um dia depois de enfrentar o Chile, o grupo viaja direto a Brasília, para se preparar para encarar os peruanos.
Veja a lista de convocados
Goleiros
- Bento (Al-Nassr-Arábia Saudita)
- Ederson (Manchester City-ING)
- Alisson (Liverpool-ING)
Laterais
- Danilo (Juventus-ITA)
- Vanderson (Monaco-FRA)
- Guilherme Arana (Atlético)
- Abner Vinícius (Lyon-FRA)
Zagueiros
- Bremer (Juventus-ITA)
- Gabriel Magalhães (Arsenal-ING)
- Marquinhos (PSG-FRA)
- Éder Militão (Real Madrid-ESP)
Meio-campistas
- André (Wolverhampton-ING)
- Gerson (Flamengo)
- Bruno Guimarães (Newcastle-ING)
- Lucas Paquetá (West Ham-ING)
Atacantes
- Endrick (Real Madrid-ESP)
- Igor Jesus (Botafogo)
- Rodrygo (Real Madrid-ESP)
- Gabriel Martinelli (Arsenal-ING)
- Savinho (Manchester City-ING)
- Vinícius Júnior (Real Madrid-ESP)
- Luiz Henrique (Botafogo)
- Raphinha (Barcelona-ESP)