O técnico Dorival Júnior convocou nesta sexta-feira (27) jogadores de Flamengo e Botafogo para os jogos da Seleção Brasileira. Em evento realizado na sede da CBF, no Rio de Janeiro, o comandante chamou o meio-campista Gerson, do Rubro-Negro, e os atacantes Luiz Henrique e Igor Jesus, do Glorioso - o segundo, de maneira inédita.
Nenhum dos jogos do Brasil terá conflito com o calendário de Flamengo e Botafogo. A Seleção enfrenta o Chile no Estádio Nacional de Chile, em Santiago, em 10 de outubro, às 21h (de Brasília) de uma quinta-feira. Em 15 de outubro, às 21h45 (de Brasília) de uma terça-feira, o adversário será o Peru, no Mané Garrincha, em Brasília.
Por outro lado, o Botafogo entra em campo contra o Athletico-PR em 5 de outubro, às 16h30 (de Brasília), pela 29ª rodada da Série A do Brasileiro. Depois disso, o campeonato terá uma breve paralisação pela Data Fifa. O Glorioso voltará a campo apenas no dia 20 de outubro, às 15h (de Brasília), para enfrentar o Criciúma no Nilton Santos, pela 30ª rodada.
Já o Flamengo enfrenta o Bahia no dia 5 de setembro, às 19h (de Brasília), pela 29ª rodada. Depois da Data Fifa, o Rubro-Negro terá um duro confronto contra o Corinthians, pela ida da semifinal da Copa do Brasil. A bola rola para o duelo entre os cariocas e paulistas às 20h (de Brasília) do dia 17 de setembro.
Veja a lista de convocados
Goleiros
- Bento (Al-Nassr-Arábia Saudita)
- Ederson (Manchester City-ING)
- Alisson (Liverpool-ING)
Laterais
- Danilo (Juventus-ITA)
- Vanderson (Monaco-FRA)
- Guilherme Arana (Atlético)
- Abner Vinícius (Lyon-FRA)
Zagueiros
- Bremer (Juventus-ITA)
- Gabriel Magalhães (Arsenal-ING)
- Marquinhos (PSG-FRA)
- Éder Militão (Real Madrid-ESP)
Meio-campistas
- André (Wolverhampton-ING)
- Gerson (Flamengo)
- Bruno Guimarães (Newcastle-ING)
- Lucas Paquetá (West Ham-ING)
Atacantes
- Endrick (Real Madrid-ESP)
- Igor Jesus (Botafogo)
- Rodrygo (Real Madrid-ESP)
- Gabriel Martinelli (Arsenal-ING)
- Savinho (Manchester City-ING)
- Vinícius Júnior (Real Madrid-ESP)
- Luiz Henrique (Botafogo)
- Raphinha (Barcelona-ESP)
Pressão?
Apesar de ter perdido somente uma vez em dez jogos, Dorival Júnior começa a viver um início de pressão por melhores resultados. Depois da eliminação nas quartas de final da Copa América dos Estados Unidos, para o Uruguai, o time perdeu para o Paraguai, um dos piores na tabela de classificação das Eliminatórias, na última rodada, em setembro.
O 1 a 0 em Assunção deixou o Brasil em quinto lugar a tabela, com dez pontos em oito partidas, na zona de classificação para a Copa dos Estados Unidos, do México e do Canadá, mas empatado em pontos com a Venezuela, a sexta, na posição limite para ir ao Mundial. O sétimo ao final do qualificatório jogará uma repescagem mundial.