Ouvindo...

Brasil 1x7 Alemanha: jogo histórico da Copa do Mundo completa 10 anos

No Mineirão, alemães atropelaram a Seleção Brasileira na semifinal do Mundial e garantiram vaga na decisão

Goleada da Alemanha contra o Brasil, no Mineirão, completa 10 anos nesta segunda-feira (8)

Um dos maiores vexames da história do esporte completa, nesta segunda-feira (8), dez anos. Há uma década, em 8 de julho de 2014, a Alemanha atropelou o Brasil dentro do Mineirão, em Belo Horizonte, por 7 a 1, e garantiu vaga na final da Copa do Mundo. Poucos dias depois, o time comandado por Joachim Löw conquistaria o tetra em cima da Argentina, no Maracanã, por 1 a 0, com gol salvador de Mario Götze.

Em um confronto marcado por quebra de recordes e um “apagão” histórico da Seleção Brasileira, a Alemanha chocou o mundo e, em alguns momentos, parecia ter tirado o pé. O inesquecível 7 a 1, inclusive, teve a sequência de gols mais rápida da história.

Entre o terceiro e o quarto gol, Toni Kroos marcou duas vezes em 69 segundos, além dos alemães terem balançado as redes quatro vezes em seis minutos, dos 23' aos 29' do primeiro tempo.

Na semifinal daquela Copa, o Brasil sofreu a maior goleada de um país-sede na história da Copa do Mundo. Em 1954, a anfitriã Suíça perdeu por 7 a 5 para a Áustria, mas com diferença de gols menor do que na derrota registrada pelo Brasil.

Além disso, o pior revés da história da Seleção Brasileira tinha acontecido em 1920, quando o Uruguai goleou por 6 a 0. Em Copas, o pior resultado havia sido na decisão do Mundial de 1998, contra a França, na casa dos europeus.

Passados dez anos do atropelo alemão no Mineirão, fica a certeza de que a partida será lembrada eternamente na história do futebol. À época, várias narrações marcaram o espanto do povo brasileiro; algumas delas protagonizadas por Galvão Bueno na TV Globo, como o “lá vêm eles de novo” e “gol da Alemanha”.

7 Curiosidades do 7 a 1

  1. O Brasil teve mais posse de bola (52%); foi o único jogo em que a Alemanha não teve o maior número naquela Copa.
  2. O Brasil não perdia um jogo oficial em casa há 63 jogos; o último havia sido no próprio Mineirão, contra o Peru, na Copa América de 1975.
  3. Conhecido pela fama de “pé-frio”, Mick Jagger estava no Mineirão para torcer pelo Brasil; o artista tem um filho com a apresentadora Luciana Gimenez.
  4. Em 30 de março de 2014, um episódio de “Os Simpsons”, exibido nos EUA, a série “previu” que a Alemanha eliminaria o Brasil na Copa e seria campeã; no entanto, o jogo terminaria 2 a 0.
  5. Um homem de Maringá, no Paraná, identificado como Elton Sato, apostou antes do jogo que a Alemanha venceria por 7 a 1; ele faturou o prêmio sozinho entre 148 mil apostas.
  6. Com um gol marcado no jogo, o alemão Miroslav Klose ultrapassou Ronaldo e se tornou o maior artilheiro da história das Copas, com 16 gols.
  7. Apesar da goleada alemã, o Brasil finalizou mais vezes do que o adversário (18 a 14).

Brasil 1x7 Alemanha

Brasil

Júlio César; Maicon, David Luiz, Dante e Marcelo; Luiz Gustavo e Fernandinho (Paulinho); Bernard, Oscar e Hulk (Ramires); Fred (Willian). Técnico: Luiz Felipe Scolari (Felipão)

Alemanha

Neuer; Lahm, Boateng, Hummels (Mertesacker) e Höwedes; Schweinsteiger e Khedira (Draxler); Müller, Kroos e Özil; Klose (Schürrle). Técnico: Joachim Löw

  • Data: 8 de julho de 2014, terça-feira
  • Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
  • Horário: 17h (de Brasília)
  • Motivo: semifinal da Copa do Mundo
  • Árbitro: Marco Rodríguez (MEX)
  • Assistentes: Marvin Torrentera (MEX) e Marcos Quintero (MEX)
  • Cartão amarelo: Dante (Brasil)

Gols:

Brasil: Oscar, aos 44 minutos do segundo tempo

Alemanha: Müller, aos dez, Klose, aos 22, Toni Kroos, aos 23 e aos 25, e Khedira, aos 28 minutos do primeiro tempo; Schürrle, aos 23 e aos 33 minutos do segundo tempo

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Leonardo Garcia Gimenez é repórter multimídia na Itatiaia. Natural de Arcos-MG e criado em Iguatama-MG. Passou também pela Record Minas.