O zagueiro Éder Militão, de 26 anos, ficou sete meses sem poder trabalhar no que gosta. A ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo quando atuava pelo Real Madrid-ESP, em 12 de agosto de 2023, o tirou de combate até abril de 2024. Na difícil recuperação, o jogador admitiu que colocou como objetivo voltar a tempo para disputar a Copa América.
“Tive o apoio da minha família e de companheiros. Falei que meu pensamento era voltar para ajudar na Copa América, era uma competição que queria estar e fazer parte desse grupo. Fiquei fora de convocações do Diniz, do Dorival, mas dei a volta por cima e estou aqui”, disse Éder Militão nesta terça-feira (18) em Orlando, nos Estados Unidos, onde a
A lesão foi a mais grave da carreira do zagueiro, que começou no São Paulo e depois seguiu pelo Porto, de Portugal, e desde 2019 está no poderoso Real Madrid.
“Foram momentos difíceis porque você está acostumado a ter uma rotina de acordar cedo, estar com os companheiros, fazer o que gosta e de repente vem uma das piores lesões que se poder ter. São coisas que a gente fica se perguntando o motivo de acontecer com você. Você está em seu melhor momento e acaba tendo uma infelicidade dessa”, relatou Militão.
Ele perdeu as três convocações de Fernando Diniz, antecessor de Dorival Júnior como técnico da Seleção, em 2023 e primeira do “novo professor”, em março deste ano. Mas Dorival esteve na Europa conversando com vários atletas, e um deles foi Militão. O zagueiro soube que, se estivesse bem, estaria relacionado.
A titularidade ao lado de Marquinhos, entretanto, não está garantida. Militão começou o amistoso frente ao México, na vitória por 3 a 2 em 8 de junho, mas ao lado de Bremer, em um time considerado reserva.
Contra os Estados Unidos, no empate por 1 a 1 em 12 de junho, jogaram os titulares e a zaga foi formada por Marquinhos e Beraldo.
“Fico feliz de estar dando sequência na Seleção. Tem outros jogadores durante todo esse tempo que fiquei fora que foram bem, o Beraldo, o Bremer, o Fabrício Bruno. É muito bom ter bastante concorrência”, disse Militão, citando o defensor do Flamengo, Fabrício Bruno, titular nos amistosos de março contra Inglaterra (1 a 0) e Espanha ( 3 a 3), mas que ficou fora da lista da Copa América.
A tendência é que Marquinhos e Beraldo sejam os titulares na estreia da Seleção Brasileira o torneio oficial, na próxima segunda-feira, contra a Costa Rica, no SoFI Stadium, em Inglewood, na região de Los Angeles.
A Copa América
O torneio terá 16 participantes, dez da América do Sul e seis da Concacaf (Confederação das Américas do Norte e Central). São quatro grupos de quatro, com confrontos dentro das chaves, e os dois primeiros de cada se classificando para as quartas de final. A partir daí são jogos eliminatórios até se conhecer o campeão.
Os jogos do Brasil na primeira fase
- 24/06 Brasil x Costa Rica, no SoFI Stadium, em Inglewood (região de Los Angeles) - 22h (de Brasília)
- 28/06 Brasil x Paraguai, no Allegiant Stadium, em Las Vegas - 22h (de Brasília)
- 02/07 Brasil x Colômbia, no Levi’s Stadium, em Santa Clara (região de San Francisco) - 22h (de Brasília)
Veja os grupos da Copa América
Grupo A
- Argentina
- Peru
- Chile
- Canadá
Grupo B
- México
- Equador
- Venezuela
- Jamaica
Grupo C
- Estados Unidos
- Uruguai
- Panamá
- Bolívia
Grupo D
- Brasil
- Colômbia
- Paraguai
- Costa Rica