Ouvindo...

Três gols em três jogos: Endrick tem início fulminante na era Dorival na Seleção

Atacante de 17 anos, agora do Real Madrid-ESP, disputa com Raphinha titularidade na Copa América; jogador fez o gol da vitória contra o México

Endrick comemora gol contra o México pela Seleção Brasileira

O gol da vitória contra a Inglaterra, dentro de Wembley, em março, um no 3 a 3 diante da Espanha, em Madri, e outra vez um decisivo que garantiu o triunfo, desta vez neste sábado (8) nos 3 a 2 frente ao México. Este é o início de Endrick sob o comando de Dorival Júnior na Seleção Brasileira.

Ele fez dois jogos pelo Brasil anteriormente, em novembro de 2023, sob o comando de Fernando Diniz, antecessor de Dorival. Jogou apenas oito minutos na derrota de 2 a 1 para a Colômbia, e um pouco mais, 19 minutos, no 1 a 0 para a Argentina, ambos nas Eliminatórias.

São, portanto, três gols em cinco jogos, sendo que em nenhum deles ele foi titular. Neste sábado, no Kyle Field, no Texas, nos Estados Unidos, Endrick foi considerado o melhor em campo pelo gol de cabeça marcado aos 50 minutos do segundo tempo. O Brasil abriu 2 a 0, cedeu o empate, mas venceu com o gol no fim.

“Brincam que eu sou pequeno, mas é bom posicionamento ali. Deus me colocou ali, agradeço por poder ajudar mais uma vez”, disse Endrick.

Questionado se "é o cara” da Seleção neste momento, já que fez três gols em 2024 e decidiu dois jogos, o ex-jogador do Palmeiras, e agora do Real Madrid, colocou os pés no chão.

“Não, é o grupo todo. O professor Dorival está construindo um grande grupo, esse prêmio, esse gol, é tudo trabalho desse grupo”, disse Endrick.

Endrick não tem a titularidade garantida para a Copa América. Ele disputa uma posição com Raphinha, ao lado das estrelas Vini Jr. e Rodrygo, que serão seus companheiros no Real Madrid ao fim da Copa América.

O técnico Dorival Júnior mantém cautela com relação a Endrick e pediu, mais uma vez, calma.

“São gols importantes do Endrick, vai passando confiança ao jogador. Mas vamos ter paciência, sem comparação com esse ou aquele jogador. É ter calma. Vamos ter muito cuidado com o garoto, ele está buscando seu espaço. Ele está conquistando muita coisa em pouco tempo e não perdeu a essência daquele começo no Palmeiras”, disse Dorival Júnior.

Na próxima quarta-feira (12), o Brasil enfrenta os Estados Unidos, no último amistoso antes da Copa América, em Orlando. A estreia no torneio continental será no dia 24 de junho, frente a Costa Rica. O Brasil está no Grupo D, junto também com Paraguai e Colômbia.

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.