Ouvindo...

Seleção voltará a enfrentar europeu no Velho Continente após cinco anos

Acordo entre Uefa e Conmebol faz com que Brasil realize amistosos contra países do continente que eliminou Seleção nas cinco últimas Copas

Vinícius Junior vai jogar pela Seleção no estádio de seu time, o Real Madrid

Dorival Júnior não vai ter moleza em seus dois primeiros jogos como técnico da Seleção Brasileira. No fim de março, o Brasil enfrenta a Inglaterra e a Espanha na Europa em dois amistosos, algo que tem sido raro.

A última vez que o Brasil jogou contra um time europeu no Velho Continente foi em 26 de março de 2019, há quase cinco anos portanto. Uma vitória de 3 a 1 sobre a República Tcheca, em Praga, gols de Firmino e Gabriel Jesus, jogadores que não estão na primeira lista elaborada por Dorival.

Enfrentar europeus em amistosos é uma demanda antiga dentro da CBF e que não vem sendo cumprida por causa do calendário. As longas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa, em 18 rodadas, e o fato de a Uefa ter criado uma Liga das Nações para suas seleções, limitou as datas para confrontos entre europeus e sul-americanos.

No fim de 2023, Uefa e Conmebol entraram em um acordo para que nesta Data-Fifa de março houve um intercâmbio entre Seleções dos dois continentes, já que o calendário permitiria. A CBF decidiu usufruir disse e marcou os jogos na Europa:

  • 23 de março - Inglaterra x Brasil - Wembley (Londres) - 16h (de Brasília)
  • 26 de março - Espanha x Brasil - Santiago Bernabéu (Madri) - 17h30 (de Brasília)

Outras federações não quiseram, como a Argentina, atual campeã mundial, que jogará em casa contra El Salvador e Costa Rica, ou o Uruguai, que terá uma partida não oficial contra um combinado do País Basco e depois vai encarar a Costa do Marfim.

Saudade dos europeus

Nas última cinco Copas do Mundo, o Brasil foi eliminado antes da final por europeus:

  • 2006 (Alemanha) - França - quartas de final
  • 2010 (África do Sul) - Holanda - quartas de final
  • 2014 (Brasil) - Alemanha - semifinal
  • 2018 (Rússia) - Bélgica - quartas de final
  • 2022 (Catar) - Croácia - quartas de final

Por isso o entendimento na CBF é que é preciso jogar mais contra rivais da Europa. Por logística, como a maioria dos convocados da Seleção atuam no Velho Continente, os jogos têm maior facilidade de ocorrer por lá, como agora em março.

Antes do embate contra os checos, o Brasil encarou a Áustria, em 10 de junho de 2018, em Viena, como preparação para o Mundial da Rússia. E venceu por 3 a 0. Uma semana antes havia batido a Croácia, que viria a ser vice campeão da Copa, por 2 a 0 em Londres.

Mas a última vez que a o Brasil encarou um campeão mundial europeu na Europa, antes desses embates de março contra ingleses e espanhóis, foi em março de 2018, quando venceu a Alemanha, em Berlim, por 1 a 0.

Desde 2014, nos últimos dez anos portanto, o Brasil fez nove jogos amistosos na Europa contra times do continente.

Leia também

Participe dos canais da Itatiaia Esporte:

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.