Ouvindo...

Rodrigo Caetano, diretor do Atlético, segue como ‘Plano A’ e ganha força na CBF

O diretor-executivo do Atlético é o favorito da entidade máxima do futebol brasileiro para ser sucessor de Juninho Paulista

Rodrigo Caetano chegou ao Atlético em 2021 e conquistou três títulos nacionais pelo clube

Rodrigo Caetano, diretor-executivo do Atlético, é o plano A da Confederação Brasileira para assumir o cargo deixado por Juninho Paulista, ainda em 2022. Desde 2021 no Galo, onde conquistou seis títulos, o gaúcho de 53 tem aval do técnico Dorival Júnior e deve ser o escolhido pela entidade para ocupar a função na diretoria de Seleções, comandando todo o departamento, incluindo as categorias inferiores (times de base).

A informação foi apurada pela Itatiaia, nesta sexta-feira (26), com fontes da própria CBF. Cabe lembrar que Dorival e Rodrigo são velhos conhecidos e trabalharam juntos em Vasco e Fluminense.

Além do cargo que deve ser ocupado por Caetano, a Confederação Brasileira busca também por um outro profissional, que atuará como gerente ou coordenador de Seleções e estará mais próximo de Dorival no dia a dia, cuidando das burocracias como lista de convocados, locais de treinos e jogos, etc. O perfil dessa segunda vaga pode ser de um ex-atleta que tenha experiência em cargos de direção.

Funções

A CBF não tem um executivo que cuide da Seleção desde a saída de Juninho, junto com a comissão técnica de Tite, ao fim da Copa do Mundo de 2022, no Catar. O próprio Ednaldo Rodrigues vinha tratando diretamente de demandas com o antecessor de Dorival como técnico da Seleção, Fernando Diniz, o que não deu certo.

Outros dois nomes apareceram como candidatos, mas estão descartados. Thiago Scuro, ex-executivo da Red Bull no Brasil e atualmente diretor no Monaco-FRA, chegou a ser consultado informalmente, mas não pretende deixar a Europa neste momento. Ele foi promovido recentemente e comanda boa parte da operação do Monaco hoje.

Rui Costa trabalhou com Dorival Júnior no São Paulo nos últimos meses e entrou na lista pelo bom relacionamento com o treinador. Só que Ednaldo Rodrigues não quer gerar mais um atrito com o clube paulista ao tirar outro profissional de lá.

A ideia é ter os novos profissionais trabalhando até o início de março, quando Dorival Júnior fará sua primeira convocação para os amistosos contra Inglaterra, dia 23 de março, e Espanha, provavelmente em 26 de março, ambos na Europa.

Rodrigo Caetano tem no currículo passagens como executivo no Vasco, Flamengo, Inter, Fluminense e Grêmio. Recentemente foi procurado pelo Corinthians, mas preferiu permanecer no Atlético.

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Henrique André é repórter multimídia e setorista do Atlético na Itatiaia. Acumula passagens por Uol Esporte, Jornal Hoje em Dia e outros veículos. Participou da cobertura de grandes eventos, como Copas do Mundo (2014-18), Olimpíada (2016-2021) e Mundial de Clubes (2025).
Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.