Uma vistoria na próxima semana vai definir se a sede da fase final do Torneio Pré-Olímpico na Venezuela, que já está em andamento, mudará. O gramado do estádio Metropolitano na cidade de Barquisimeto, no estado de Lara, está em condições ruins a menos de duas semanas de receber os jogos que definirão as duas Seleções da América do Sul que se classificarão para Paris-2024.
O torneio começou no sábado passado (20) e tem a etapa inicial disputada em duas sedes: o Grupo A, onde está o Brasil, joga no estádio Brígido Iriarte, em Caracas, enquanto o Grupo B está no estádio Misael Delgado, em Valencia, a 170 km da capital venezuelana. Ambo têm capacidade para pouco mais de 10 mil pessoas.
Para a fase final, a direção da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) e a Federação da Venezuela escolheram o Metropolitano de Barquisimeto, a 350km de Caracas, com maior capacidade imaginando um interesse maior de público. Cabem mais de 40 mil pessoas no equipamento.
O gramado, entretanto, preocupa. Imagem recente publicada pela imprensa venezuelana mostra a grama desnivelada, com buracos e parte em que nem há sinal de verde. Uma vistoria será feita até 29 de janeiro, já que a fase final tem início programado para 5 de fevereiro. Se for reprovado, a confederação sul-americana já pediu aos organizadores a indicação de um plano B.
Indican una muy mala organización, incluso con riesgo de vida para los asistentes.
— Sin Falta (@SinFaltapy) January 22, 2024
Las instancias finales se programaron para la ciudad de Lara, pero miren el estado al día de ayer del estadio, es una vergüenza presentar un campo en estas condiciones en semejante torneo. pic.twitter.com/qAAvpp0p0M
Uma opção seria fazer os confrontos em Caracas, no estádio Universitário, que tem sido inclusive usado pela Seleção Brasileira para os treinamentos. A capacidade é para mais de 20 mil pessoas. Quatro Seleções, as duas primeiras de cada grupo, jogarão entre si, em três rodadas, para que os dois primeiros se classifiquem para a Olimpíada.
O Brasil estreia no Pré-Olímpico nesta terça-feira (23), contra a Bolívia, às 17h (de Brasília). O time ainda enfrenta a Colômbia (sexta, dia 26), o Equador (dia 29) e a Venezuela (dia 1º de fevereiro).
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.