Ouvindo...

Novato da Seleção diz que pode jogar em qualquer posição ofensiva com Diniz

João Pedro, 22 anos, é uma das novidades para jogos de novembro; ex-Fluminense, ele ganhou nove quilos na Inglaterra

João Pedro esteve com a Seleção Olímpica em setembro, para jogo no Marrocos

Uma das novidades do técnico Fernando Diniz nessa convocação para os jogos de novembro das Eliminatórias para a Copa de 2026, o atacante João Pedro, de 22 anos, disse que pode jogar em qualquer função do setor ofensivo. De “9", nas pontas e até mais recuado, como um meia.

“Quando eu saí do Fluminense, eu era 9. Mas no Watford atuei de ponta, atuei de meia, no Brighton também é assim, então posso fazer várias funções, e acho isso bom. Porque aumenta minha chance de ser chamado, aumenta a chance de estar no time”, disse o jogador.

Cria do Fluminense, João Pedro foi vendido ao Watford, da Inglaterra, em 2020. Ficou três anos no clube, a maior parte jogando a segunda divisão inglesa, até ser negociado, em 2023, ao Brighton, sensação da Premier League na temporada passada com um sexto lugar. Na nova casa já são seis gols em 15 jogos, e a chance na Seleção principal.

"É uma sensação muito boa, quero estar aqui por bastante tempo. São grandes jogadores disputando vaga no ataque, muitos jogam a Premier League também, mas quero mostrar que posso ficar”, disse João Pedro.

Desde que saiu do Fluminense, o atacante ganhou nove quilos. Aumento de massa muscular que o ajudou na adaptação ao físico futebol inglês.

“Na quarentena [em 2020, no início da pandemia de Covid-19] não tinha jogo, então tinha um grupo de Zoom lá do Watford, e o preparador físico passava o treino, tinha alimentação controlada também. Então ganhei peso porque não tinha jogo, eu perco muito peso quando jogo. Mas esse período sem jogos fez com que eu ganhasse massa magra”, contou João Pedro, que foi convocado para a Seleção Olímpica que, em setembro, fez amistoso no Marrocos.

O Brasil enfrenta a Colômbia, nesta quinta-feira (16), em Barranquilla. O jogo terá início às 21h (de Brasília), e será válido pela quinta rodada das Eliminatórias. Na terça-feira (21) o rival será a Argentina, às 21h30 (de Brasília), no Maracanã, no Rio, pela sexta rodada.

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.