Ouvindo...

Seleção Brasileira vai voltar ao CT na Granja Comary após quase dois anos

Time masculino principal treinará em Teresópolis (RJ), em novembro, em preparação para os jogos contra Colômbia e Argentina

Centro de Treinamento da CBF na Granja Comary, em Teresópolis, no Rio

A Seleção Brasileira Masculina principal voltará a usar as instalações do Centro de Treinamento da CBF, na Granja Comary, em Teresópolis (RJ), após um ano e oito meses. O técnico Fernando Diniz pediu, e a preparação para os confrontos contra Colômbia e Argentina, em novembro, pelas Eliminatórias da Copa, será todo feito no CT, mesmo antes da viagem a Barranquilla.

A apresentação será em 13 de novembro, uma segunda-feira, quando se inicia a Data-Fifa, o período em que o calendário dos campeonatos nacionais deve parar para confrontos de Seleções. O confronto contra a Colômbia será às 21h (de Brasília) de 16 de novembro, a quinta-feira, e a delegação brasileira deve embarcar somente na noite do dia 15, véspera da partida.

A programação prevê voltar ao Brasil, e à Granja Comary, logo após o confronto em Barranquilla, se preparando nos dias 17, 18 e 19 no CT, e indo ao Rio para reconhecer o gramado do Maracanã apenas no dia 20. Um dia depois o Brasil fará o clássico contra a Argentina em solo carioca, às 21h30 (de Brasília).

Longe da Granja

A última vez que a Seleção Brasileira Principal Masculina esteve no Centro de Treinamento da CBF foi em março de 2022, quando Tite era o treinador e o time se preparou para encarar o Chile, no Maracanã, pelas Eliminatórias para a Copa de 2022. Após a vitória por 4 a 0, o elenco viajou à Bolívia para encerrar a participação na competição com outro triunfo por 4 a 0.

Depois disso, até o fim da Copa do Mundo de 2022, em dezembro do ano passado, o Brasil só jogou fora do país, não usando a Granja portanto. Em março e junho de 2023, com Ramon Menezes como interino, foram três amistosos, um no Marrocos e dois na Europa.

Já com Fernando Diniz como treinador, o Brasil fez quatro jogos pelas Eliminatórias para a Copa de 2026, dois deles no Brasil, em Belém (5 a 1 na Bolívia) e Cuiabá (1 a 1 contra a Venezuela), e optou, por logística, por treinar nas cidades que receberam os confrontos.

Durante esse período a Grana Comary foi ocupada principalmente por Seleções de base, masculinas e femininas, e pela Seleção Feminina Principal.

A convocação

Fernando Diniz já enviou para a Fifa a lista com os convocados para os jogos de novembro contra a Colômbia e a Argentina, como determina a regra da Fifa. Mas o anúncio só será feito na semana que vem, em data a ser marcada, já que nos próximos dias o treinador se prepara para a final da Libertadores com o Fluminense. O jogo será no sábado (4), contra o Boca Juniors-ARG, no Maracanã.

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.