A Seleção Brasileira Olímpica será convocada pela primeira vez, nesta sexta-feira (18), para o início de preparação para o Pré-Olímpico de janeiro de 2024, ainda sem sede definida - a Venezuela se ofereceu à direção da Conmebol para receber a competição. A América do Sul tem duas vagas no futebol masculino para os Jogos de Paris-2024, que ocorrerá entre 26 de julho e 11 de agosto do ano quer vem.
O técnico Ramon Menezes divulgará a lista de 23 escolhidos às 16h (de Brasília), na sede da CBF, no Rio. Antes, às 13h30 (de Brasília), Fernando Diniz anuncia seus primeiros convocados para a Seleção principal, que em setembro iniciará a disputa das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026.
A Seleção Olímpica realizará dois amistosos contra Marrocos, no país africano, nos dias 7 e 11 de setembro. Serão chamados por Ramon atletas com até 23 anos e, como isso ocorrerá durante a Data-Fifa, que vai de 4 a 12 de setembro, os clubes serão obrigados a ceder os escolhidos.
A Itatiaia apurou que Ramon e Diniz conversaram no início da semana sobre as listas, para o treinador do time olímpico conhecer os planos do titular da principal sobre o uso de jogadores sub-23 neste momento.
Alguns nomes estiveram na pauta: o atacante Vitor Roque, 18 anos, do Athletico (e que já está vendido ao Barcelona), e os volantes João Gomes, 22 anos, ex-Flamengo e hoje no Wolverhampton-ING, e Danilo, 22 anos, ex-Palmeiras e atualmente no Nottingham Forest-ING.
Outro citado foi Gabriel Martinelli, 22 anos, do Arsenal-ING, que esteve na Seleção Olímpica nos Jogos de Tóquio em 2021, conquistando o ouro, e poderia ir para uma segunda competição.
Ramon gostaria de contar com esses nomes no início da preparação olímpica, mas eles também estão no radar de Diniz. Até a manhã dessa sexta-feira os dois treinadores definirão em qual lista cada um deles estará - é provável que Vitor Roque defenda neste momento o time olímpico.
O projeto olímpico da CBF
A preparação olímpica terá uma competição oficial em 2023: Ramon comandará o Brasil nos Jogos Pan-Americanos, no Chile, entre 20 de outubro e 5 de novembro. Os jogos de futebol masculino não serão disputados na capital Santiago, mas em Viña del Mar.
O regulamento do futebol masculino no Pan também limita a idade dos convocados em 23 anos, como na Olimpíada e, claro, no Pré-Olímpico. Por isso Ramon já usará a competição para testar alguns atletas que pretenda usar no classificatório para Paris.
Para a competição no Chile, a CBF terá que negociar com clubes a liberação dos atletas que Ramon Menezes escolher, já que não ocorrerá em uma Data-Fifa. É possível até que a base seja formada pelo Sub-20 que parou nas quartas de final do Mundial disputado entre maio e junho, na Argentina. Ramon era o técnico e o Brasil perdeu de Israel por 3 a 2.
Ramon trabalhou como interino da Seleção Brasileira principal em três amistosos após a Copa do Mundo do Catar: derrota de 2 a 1 para Marrocos, em março de 2023, e vitória sobre Guiné, 4 a 1, e derrota para Senegal, 4 a 2, em junho. Enquanto espera por Carlo Ancelotti, que deve assumir após junho de 2024, a CBF anunciou Fernando Diniz como treinador do Brasil até lá - ele conciliará isso com seu trabalho no Fluminense.
Se o Brasil se classificar para Paris-2024, a CBF ainda decidirá se Ramon será o treinador no torneio. Isso porque foi oferecido a Diniz comandar a Seleção na França, já que Ancelotti, pelo planejamento, terá chegado.