Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do São Paulo no WhatsApp

São Paulo quer Morumbis com modelo diferente do acordo entre Palmeiras e WTorre

Empresa que administra o Allianz Parque será a responsável pelas reformas da casa são-paulina

Morumbis será reformado nos próximos anos

O acordo entre São Paulo e WTorre para as reformas no Morumbis tem ideias semelhantes à concessão do Palmeiras pelo Allianz Parque, que também é administrado pela empresa. Porém, o Tricolor quer um novo estádio com uma diferença fundamental: ter autonomia para decidir datas de eventos.

A ideia do São Paulo é ter uma arena multiuso, assim como o Allianz Parque. O proprio Morumbis é palco de diversos shows, assim como a casa do rival. No entanto, não costuma receber eventos além de grandes apresentações musicais.

No acordo com o Palmeiras, a WTorre reformou o antigo Palestra Itália e obteve posse da concessão por 30 anos, até 2044. As partes tinham relação conflituosa até poucos meses — mas agora os problemas estão solucionados. Os jogos do Verdão, porém, ainda costumam ser obrigados a mudarem de local em razão de outros eventos no estádio.

+ Allianz Parque, do Palmeiras, lidera ranking de shows no Brasil; veja lista

+ Palmeiras faz acordo milionário e encerra disputa com a WTorre

Também é comum que o time alviverde atue no estádio com capacidade reduzida quando há montagem de estrutura dos eventos. Isso deve acontecer na “final” da Série A do Campeonato Brasileiro entre Palmeiras e Botafogo. O Tricolor quer evitar o conflito de interesses com a agenda do Morumbis.

Allianz Parque foi construido pela WTorre, dona da concessão do estádio do Palmeiras

Mais detalhes sobre as intenções do São Paulo para o Morumbis

Assim como no caso palmeirense, que não desembolsou um real sequer pela construção do Allianz Parque, o São Paulo não pretende gastar com as reformas. As novidades no estádio também fazem parte das ações desenvolvidas visando o centenário do clube, em 2030.

“O estádio do Morumbis é icônico, um dos mais importantes do mundo. O estádio já tem uma condição muito boa. Tem uma manutenção espetacular, recebe entre 60 e 65 mil pessoas nos seus momentos de pico. Até mais em dias de shows. Acho que é importante modernizá-lo. Vemos outros clubes fazendo esse trabalho, alguns já com estádios prontos. Não podemos deixar isso para trás, é importante deixar esse legado para as próximas gestões e para o torcedor são-paulino”, afirmou Eduardo Toni, diretor de marketing do Tricolor, em entrevista nesta semana.

Segundo o acordo do São Paulo, a WTorre deve entregar o projeto do “novo Morumbis” até o final deste ano, com a apresentação de aspectos como custos, design, parcerias e modelo de negócios.

A previsão é que a torcida tricolor conheça a proposta no primeiro semestre de 2025. O novo Morumbis deve ter capacidade para cerca de 80 a 85 mil torcedores — atualmente, o estádio suporta aproximadamente 67 mil espectadores.

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Rafael Oliva é formado em Jornalismo pela PUC-SP, pós-graduando em Marketing e Mídias Digitais pela FGV e produtor audiovisual. Passou por Lance! e Câmara Municipal de São Paulo. Já cobriu o dia a dia de Santos, Palmeiras e diversos eventos esportivos na cidade de São Paulo. Na Itatiaia, cobre Palmeiras, São Paulo e outros esportes na capital paulista.