Joia do São Paulo, Ryan Francisco chegou aos 29 gols em 19 jogos pelo Sub-17 do Tricolor em 2023. Atacante assinou o primeiro contrato profissional com o clube até 2026, o máximo que a lei permite.
O São Paulo venceu o Bahia por 4 a 2 na tarde desta quarta-feira (19) e conseguiu a terceira vitória consecutiva no Campeonato Brasileiro Sub-17. Ryan Francisco, duas vezes, Ferreira e Henrique fizeram os gols do triunfo são-paulino em Cotia.
Os dois gols somaram-se aos outros 27 que já havia marcado o camisa e artilheiro do São Paulo no Sub-17. Nascido em 2006, Ryan completa 17 anos em novembro de 2023. O camisa 9 marcou três em seis jogos pela FAM Cup, 19 em dez jogos no paulista, além de já ter deixado sete tentos nos primeiros três jogos do Brasileirão Sub-17.
Não só a idade, o atacante tem história parecida com a de Endrick, hoje no Palmeiras. Se a joia vendida ao Real Madrid foi dispensado pelo São Paulo quando pequeno, Ryan passou por Corinthians e Palmeiras antes de chegar ao Tricolor.
A diretoria são-paulina prega calma e “respeito ao processo” com o jovem canhoto que atua como centroavante, mas tem características de segundo atacante, que deixa a área para criar jogadas. O passado no futebol de salão pode ser visto nos dribles curtos característicos.
Ryan Francisco trabalha ainda para ser efetivado ao Sub-20 do São Paulo, antes de poder, então, ter chances com os profissionais. Entre as pessoas que organizam a carreira do atleta, a previsão e expectativa de vê-lo na “equipe de cima” é para 2024, repetindo o mantra de “respeito ao processo”.