Agora no rádio...

Itatiaia Patrulha

  • Belo Horizonte
  • Juiz de Fora
  • Montes Claros
  • Ouro Preto
  • Vale do Aço
  • Sul de Minas

Impulsionado pela chegada de Neymar, Santos tem crescimento recorde nas redes

Departamento de Marketing do clube traçou estratégia especial neste primeiro semestre

Neymar se recupera de lesão na coxa esquerda

No primeiro trimestre de 2025, o Santos registrou um crescimento recorde em suas redes sociais. Foram quase 10 milhões de novos fãs no período, mais do que a soma de Flamengo e Corinthians, times mais populares do país, durante o ano de 2024, segundo dados do IBOPE Repucom.

Os números alcançados tornam o Peixe o terceiro maior clube brasileiro em alcance digital, com quase 24 milhões de fãs, superando os rivais Palmeiras e o São Paulo.

Embora tenha explodido com a volta de Neymar, o aumento é fruto da reformulação das redes sociais desde 2024. Mesmo com o orçamento restrito, a equipe de Marketing do Peixe identificou pontos de melhoria e reorganizou processos, passando a investir em conteúdos mais criativos e voltados para o público jovem, além de apostar no alto poder de alcance dos vídeos verticais.

“Tínhamos a equipe digital mais talentosa entre os times brasileiros. O que precisávamos melhorar eram os processos internos e redefinir as estratégias, à medida que o Santos garantia sua volta para a Série A”, explica Armênio Neto, Gerente de Marketing do Peixe. “Focamos bastante em conteúdos verticais para atingir o público jovem. Com a volta do Neymar, essa estratégia se mostrou muito acertada. Estávamos preparados para gerenciar o ‘boom’ de audiência que se seguiu”.

Como resultado da reformulação, o Instagram santista dobrou, saltando de 3,5 milhões para 7,4 milhões, e o perfil no TikTok quase triplicou, saltando de 2,1 milhões para 6,5 milhões. No Facebook, 1,2M de novos seguidores. E no canal oficial do Youtube, quase 50M de visualizações e mais de 200 mil novos inscritos.

“Desde que bem trabalhado, o bom alcance das nossas redes sociais é fundamental para a visibilidade e exposição do clube. Estamos investindo nessa área desde o início da gestão, pois sabemos o quanto é importante apresentarmos grandes números nas mídias, principalmente pensando em oportunidades comerciais. É um resultado que traz otimismo para o seguimento da temporada e o futuro da administração”, celebrou Marcelo Teixeira, presidente do Santos.

De janeiro a março de 2025, o Peixe fez aproximadamente 7 mil publicações. O clube registrou um aumento de 7,58% na taxa de engajamento, com cerca de 8 mil comentários e compartilhamentos e mais de 2 bilhões de visualizações no geral. Os números constam em relatório elaborado pelo departamento de marketing do clube, que analisou os perfis da instituição no X (antigo Twitter), Threads, TikTok, Youtube, Instagram e Facebook.

Leia também

Dentro de campo

Ainda sem saber se contará com Neymar, o Santos se prepara para enfrentar o Bahia, pela segunda rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. As equipes se enfrentam neste domingo, às 20h30 (de Brasília), na Vila Belmiro.

Iúri Medeiros é formado em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Passou pela Gazeta Esportiva, onde estagiou e posteriormente cobriu o dia a dia do Corinthians. Além do noticiário do Timão, participou da cobertura de jogos de Palmeiras, Santos e São Paulo, além de eventos na capital paulista, como a São Silvestre. Na Itatiaia, acompanha Corinthians e Santos.