Ouvindo...

Fluminense x LDU, pela Recopa, terá anúncio ao vivo das decisões do VAR

Será a primeira vez que um torneio da Conmebol terá a ferramenta chamada de “anúncio do árbitro após uma revisão’, aprovada pelos órgãos que regulam o futebol

Para ser campeão, o Fluminense precisa vencer a LDU, no Maracanã

A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) vai utilizar pela primeira vez em uma competição, nesta quinta-feira (29), um recurso do VAR chamado “anúncio dos árbitros após revisão do VAR”. Será na decisão da Recopa, entre Fluminense e LDU-EQU, no Maracanã, no Rio. O jogo começa às 21h30 (de Brasília).

Siga o canal Itatiaia Esporte no Whatsapp e receba as principais notícias do dia no seu celular.

O argentino Facundo Tello, considerado hoje dentro da comissão de arbitragem da Conmebol o melhor árbitro sul-americano, será o responsável, por meio de um microfone, de anunciar as decisões do VAR. O áudio vai para o alto-falando do estádio. O profissional principal na cabine do vídeo será o também argentino Mauro Vigliano.

Tello, por exemplo, vai explicar que um gol foi anulado por impedimento, com base na análise das câmeras na cabine. Ou que a decisão foi por um pênalti marcado por toque no braço, após ele mesmo ir ao monitor que fica na beira do gramado analisar a jogada.

O anúncio das decisões do VAR foi aprovada pela Ifab, o conselho que define as regras do futebol e que tem membros da Fifa e de federações britânicas. A avaliação é que torna mais transparente uma decisão aos torcedores no estádio e mesmo para aqueles que estão acompanhando o jogo pela televisão ou qualquer outro dispositivo.

A comissão de arbitragem da Conmebol fará um teste para avaliar se o procedimento será usado em suas outras competições, com mais partidas, como a Libertadores e a Sul-Americana. Há entraves como as estruturas de cada estádio para que essa tecnologia funcione.

Como perdeu no Equador na semana passada por 1 a 0, o Fluminense precisa vencer por dois gols de diferença para ganhar a Recopa. Uma vitória por um gol leva a decisão para as cobranças de pênaltis e o empate é da LDU.

Leia também

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.