Agora no rádio...

Jornal da Itatiaia - 1ª Edição

  • Belo Horizonte
  • Juiz de Fora
  • Montes Claros
  • Ouro Preto
  • Vale do Aço
  • Sul de Minas

Na reta final, Real Madrid pode conquistar título da LaLiga neste fim de semana

Se vencer, equipe depende de um tropeço do Barcelona, que enfrenta o Girona, time sensação e terceiro colocado do campeonato

Vini Jr, atacante do Real Madrid

A LaLiga pode definir, neste final de semana, o seu campeão da temporada 2023/24. O Real Madrid é o líder disparado da competição e busca o seu 36º título espanhol, que pode ser conquistado de forma antecipada, na 34ª rodada, com a combinação de uma vitória e um tropeço de seu rival.

O time de Madri entra em campo neste domingo (5), às 11h15 (de Brasília), com transmissão exclusiva do Star+.

Cenário para o título

Para alcançar o título já neste final de semana, o Real Madrid depende de um tropeço do Barcelona, que enfrenta o Girona, time sensação e terceiro colocado do campeonato.

O Barça está 11 pontos atrás do rival, com 15 pontos restantes em disputa. A equipe catalã entrará em campo ciente do resultado do Real Madrid, às 13h30 (de Brasília), com exibição da ESPN e do Star+.

Caso o Real saia com os três pontos, somente a vitória do rival pode adiar o sonho dos Merengues.

Temporada do Real Madrid

Especialista em futebol internacional da ESPN, Fernando Campos falou sobre a temporada do Real. O comentarista também traçou um paralelo com o multicampeão Real Madrid da era Cristiano Ronaldo.

“Apesar da geração do Cristiano Ronaldo também ter vencido duas LaLiga, acho precoce fazer essa comparação. Primeiro porque tinha um adversário muito forte, o Barcelona de Messi, que era uma equipe mais difícil de ser batida”, iniciou.

“A outra questão é que o time do CR7 construiu uma hegemonia no cenário europeu. Era um elenco mais forte e mais galático. O diferencial é que agora o Real passa por uma reconstrução com jogadores jovens, Rodrygo, Vinícius e Bellingham, mas ainda assim segue levantando taças. Acho que essa comparação vai vir com mais força no futuro”, completou.

Ancelotti é destaque?

Fernando Campos ainda falou sobre o status de Carlo Ancelotti, que não costuma ser incluído na discussão de melhor treinador do mundo, ao lado de Pep Guardiola.

“A gente está vendo uma das melhores versões da carreira do Ancelotti. Principalmente na passagem pelo Real Madrid, pelo contexto que ele está inserido de liderar um grupo tão jovem. Colocaria ele num top 3 de técnicos nessa temporada, e historicamente acredito que ele esteja por aí também”, destacou.

O comentarista ressaltou a capacidade de adaptação do italiano, que tem sofrido com baixas importantes no elenco e poucas peças para reposição.

"É um treinador adaptável, que jogou de diferentes formas na carreira. Nesta temporada, é preciso lembrar que ele teve diversos desfalques de jogadores importantes por lesão, e mesmo assim conseguiu manter o nível. O Real perdeu apenas 2 jogos na temporada inteira, está próximo do título espanhol e pode ir pra mais uma final de Liga dos Campeões”, pontuou.

“Para mim, os cinco melhores treinadores desta temporada, sem ordem definida, são Ancelotti (Real Madrid), Guardiola (City), Arteta (City), Xabi Alonso (Leverkusen) e Inzaghi (Inter de Milão)”, concluiu.

Vini Jr é o protagonista?

Jude Bellingham iniciou sua passagem no Real Madrid de forma avassaladora. No entanto, na reta final, o britânico caiu de produção, enquanto Vinícius Jr está em crescente. Para Fernando Campos, o brasileiro supera o companheiro, pela constância.

“Por muito tempo não teve debate, Bellingham disparou como favorito para a Bola de Ouro, também por influência do Ancelotti que encaixou ele mais avançado. Teve muito impacto no Real. Mas caiu de produção, não é mais protagonista do time”, analisou.

“Agora temos um Vinícius se recuperou de lesão e retomou a posição de protagonista, vimos isso na Liga dos Campeões. O Vini é o que mais chama a responsabilidade e tem mais armas pra decidir jogos”, concluiu.

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Jornalista em formação na UFMG. Apaixonado por futebol e esportes em geral.