O Palmeiras acelerou a reformulação prometida para 2025. O clube teve pelo menos três saídas confirmadas e outras duas estão perto de serem oficializadas — todas estavam no radar para acontecerem. A próxima deve ser a de Rony, que tem negociações avançadas para jogar no Al-Rayyan, do Catar.
O camisa 10 não fazia parte dos planos da comissão técnica de Abel Ferreira e da diretoria alviverde. Presidente do Palmeiras, Leila Pereira chegou a dizer que o ciclo de Rony estava encerrado e que ele deixaria o clube pela porta da frente.
O atacante recusou investidas de clubes como Fluminense e Santos, além de ter ficado no radar do Atlético. Uma mudança para mercados do exterior — como o próprio Catar, México, Estados Unidos ou Arábia Saudita — era vista com bons olhos pelo atleta e seu estafe.
Treinado por Artur Jorge, ex-técnico do Botafogo, o Al-Rayyan apresentou uma proposta e encaminhou a contratação de Rony. A informação foi publicada primeiro pelo “Uol”.
Mais pilares deixam o Palmeiras
Os dois casos mais emblemáticos de jogadores importantes na recente era vitoriosa do Palmeiras são os de Dudu e Zé Rafael.
O atacante rescindiu contrato com o Verdão ao final do Campeonato Brasileiro de 2024 e não teve uma homenagem para se despedir. Após a saída conturbada do Palmeiras, Dudu entrou em conflito público com Leila Pereira, e a presidente acionou o jogador na Justiça.
Zé Rafael, por outro lado, relutava em deixar o Palmeiras e poderia permanecer. Em pré-temporada prolongada, ele ainda não estreou em 2025.
O Santos foi o principal interessado em contratar Zé Rafael, que recusou algumas propostas do Peixe. Nesta semana, o clube do litoral paulista aumentou a oferta ao meio-campista e conseguiu convencê-lo com um projeto esportivo que inclui Neymar e um time forte para disputar as competições da temporada.
Mais atletas saíram do Verdão na reformulação
O volante Gabriel Menino, envolvido na negociação que resultou na chegada de Paulinho ao Palmeiras, e o atacante Lázaro também deixaram o Palmeiras.
O meio-campista foi uma “moeda de troca” para compor a negociação por Paulinho e atualmente é jogador do Atlético. O Palmeiras não teve interesse em manter Lázaro de forma definitiva e não estendeu o empréstimo do jogador, que retornou ao Almería, da Espanha.
A exceção
Quem não estava incluso na reformulação era Vitor Reis. No entanto, o zagueiro despertou interesse do Manchester City, da Inglaterra, que apresentou uma proposta considerada irrecusável para contratá-lo.
O Palmeiras faturou em torno de 37 milhões de euros (R$ 230 milhões) com a negociação, e Vitor Reis já integra o time principal do City.
Veja os títulos conquistados pelos atletas que deixaram o Palmeiras
- Dudu (Cruzeiro): 12 títulos
- Rony (de saída para o Al-Rayyan): 11 títulos
- Zé Rafael (de saída para o Santos): 11 títulos
- Gabriel Menino (Atlético): 10 títulos
- Lázaro (Almería): 1 título
- Vitor Reis (Manchester City): 1 título