Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Palmeiras no WhatsApp

Abel diz que Palmeiras é campeão justo do Brasileiro e valoriza resiliência do elenco

Técnico português chegou ao nono título pelo Verdão em ano que já era considerado como “perdido” após eliminações

Abel comemora título com elenco do Palmeiras no gramado do Mineirão

O Palmeiras conquistou o Campeonato Brasileiro de 2023, levantou o troféu da competição e chegou ao nono título sob o comando de Abel Ferreira. Após o empate contra o Cruzeiro, o técnico comentou sobre a arrancada final que permitiu o time superar o Botafogo.

Após eliminações na Copa do Brasil e na Copa Libertadores, o ano do Palmeiras se encaminhava para um final triste com 14 pontos de distância para o então líder Botafogo. O Verdão superou a desvantagem, encontrou nova forma de jogar com Abel Ferreira e os três zagueiros, e na 34ª rodada, assumiu a liderança do Brasileirão.

“Não posso falar só da arrancada final, os pontos que fizemos nas primeiras jornadas foram fundamentais também. São pontos corridos, é uma competição de consistência, de resiliência, é uma maratona. Nesta competição ganhou a equipe que foi capaz de lidar melhor com os momentos de dificuldade. Nunca desistimos”, disse.

“Tínhamos dois objetivos: o resultado, de lutar pelo título até o fim e o nosso orgulho, nosso caráter, de uma equipe que ganha títulos de forma consistente. Não poderíamos esquecer, muitos tentaram esquecer disso”, lembrou Abel Ferreira em coletiva no Mineirão, em Belo Horizonte.

O dodecacampeonato veio de maneira improvável. Não à toa, o Palmeiras tem chamado a conquista nas redes sociais de “A Virada Heróica”.

“Falei para os meus jogadores para se colocarem no lugar do elenco do Botafogo, a pressão que não estavam sofrendo, quanto os treinadores não sofreram, os torcedores sofreram, mas a competição é assim mesmo. Fomos a equipe mais capaz, mais preparada para lidar com as adversidades, quem sabe não foi a derrota da Libertadores que nos permitiu mais tempo para se preparar, recuperar, foi muito duro, mas nos preparou para o que vinha. Nos deu força para competir até o fim e digam o que disserem, somos os vencedores justos”, comemorou Abel.

Abel terminou a quarta temporada consecutiva sob o comando do Palmeiras. O contrato do treinador tem duração até o final do mandato da presidente Leila Pereira, dia 31 de dezembro de 2024.

O Palmeiras entra de férias após as comemorações do título nesta quinta-feira (7), e se reapresenta na primeira semana de janeiro de 2024, já mirando a disputa do Campeonato Paulista que se inicia dia 17 do primeiro mês.

Jornalista fascinado por futebol de base e análise de desempenho. Faz a cobertura de São Paulo e Palmeiras na Itatiaia após passagens por ESPN, Globoesporte.com e Band.