O Palmeiras encara o Cruzeiro nesta quarta (6), às 21h30 (de Brasília), no estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, pela 38ª e última rodada do Campeonato Brasileiro. Em caso de título do Brasileirão, Mayke chegará ao recorde de cinco títulos na carreira, o primeiro na história dos pontos corridos.
Caso o título brasileiro de 2023 se concretize, o lateral-direito Mayke se tornará pentacampeão, com dois pelo Cruzeiro e três pelo Verdão, ao lado de Ademir da Guia, Dudu (volante), Coutinho, Mauro, Mengálvio e Dagoberto e atrás apenas de Pelé, Pepe e Lima, com seis. O camisa 12 será, no entanto, o único com todos os troféus adquiridos na era dos pontos corridos que começou em 2003.
Recorde chegando
“Estava ali conversando com meus amigos, até tocamos nesse assunto. Se eu te falar que eu tenho a dimensão de tudo o que está acontecendo na minha vida, eu estaria mentindo. Se concretizarmos esse título na quarta-feira, eu serei penta de um campeonato tão difícil de disputar. Só vou saber a proporção da história que estou fazendo depois que eu parar. Vou deixar esse legado para meus filhos, fico feliz com tudo que está acontecendo, agradeço a Deus sempre. Não tenho nada a reclamar, passei por elencos de alta qualidade, pessoas com muito caráter”, disse o lateral em entrevista à TV Palmeiras.
Mayke foi titular durante toda a temporada de 2023 com Abel Ferreira, no melhor momento que viveu durante toda passagem pelo Verdão. A “virada na mesa” veio com o jogador atuando como ala direita, e o time de Abel escalado num esquema de três zagueiros.
“Venho amadurecendo muito. Se formos campeões esse ano, comemorar mesmo seria só nesse finalzinho de ano, porque janeiro já começa tudo de novo. Continuar fazendo história porque, para o jogador, o que fica é a história”, disse Mayke, que soma 257 partidas e sete gols pelo clube.
O lateral confidenciou que sofreu com problemas pessoais ao longo do ano, o que torna o fim da temporada mais especial. Em 2023, foram 57 jogos e duas bolas na rede.
“Estou muito feliz, foi um dos anos que mais joguei no Palmeiras. Um dos anos mais especiais para mim. Ninguém sabe, mas esse ano eu sofri um pouco com algumas coisas pessoais. Minha família e meus amigos mais próximos sabem. Deus é muito bom comigo, porque, no ano que eu vinha jogando mais, disputando mais jogos pelo Palmeiras, acontece algo assim que balança a gente. Se Deus quiser, esse final do ano vamos coroar com mais um título e depois descansar bem nas férias”, afirmou.
Reencontro com o Cruzeiro
Por fim, Mayke previu um embate difícil contra o Cruzeiro. O lateral foi revelado na Raposa e atuou por cinco temporadas no elenco profissional até 2016, quando se tornou atleta do Verdão.
“Seria um jogo sem torcida, agora vai ter. Eu acho melhor, será um jogo mais animado. Temos o intuito de fazer um grande jogo, é mais uma final. Ainda não tem nada decidido. Vamos tentar impor nosso ritmo e buscar nosso objetivo ao final do jogo”, concluiu o atleta.