Ouvindo...

Times

Marcos Rocha lamenta desfalques em Data Fifa do Palmeiras

Lateral valorizou momento para treinar além de analisar “quatro finais” do Verdão

O Palmeiras trabalhou na Academia de Futebol, em São Paulo, nesta sexta-feira (17). Marcos Rocha, que vem atuando como zagueiro com Abel Ferreira, analisou a nova função, as “quatro finais” que tem o Verdão no Campeonato Brasileiro, e a pausa para Data Fifa com ausências no elenco.

O lateral-direito Marcos Rocha tem desempenhado papel importante nos últimos jogos, compondo a linha de três zagueiros. Com a lesão de Luan, Marcos Rocha concorre com Naves pela posição.

O jogador de 34 anos e 274 jogos disputados pelo Verdão acredita que a experiência ajuda nesses momentos. Ele é o brasileiro com mais títulos de Libertadores em toda a história com três, ao lado de outros sete jogadores.

“É a experiência, né? No decorrer da carreira, você observa companheiros, adversários e jogadores com quem mais se identifica na questão técnica e vai absorvendo. Eu consegui me adaptar bem ao que o Abel vem pedindo para exercer na saída de bola, fazendo ali uma função de quase um terceiro zagueiro. Faço com o maior gosto e o maior respeito”, disse Rocha à TV Palmeiras.

“Eu sempre tento fazer o meu melhor para que os meus companheiros possam ter confiança para desempenhar o papel deles, não é só entrar em campo e fazer por fazer. Fico feliz em poder ajudar e o Abel sempre nos deixou preparados em relação a essas funções novas. Acredito também que o tempo com o mesmo treinador é importante e nos deixa muito mais confiantes para exercer todas essas variações táticas”, explicou.

Pausa para Data Fifa

Sobre a parada no calendário, o camisa 2 ressalta que o trabalho segue a todo vapor, apesar da ausência de alguns atletas convocados às seleções, e que o grupo alviverde mantém o foco nas “quatro decisões” até o fim do Campeonato Brasileiro

Abel Ferreira tem que lidar com as ausências no CT. Entre os convocados, Raphael Veiga e Endrick (Brasil), Gustavo Gómez (Paraguai) e Richard Ríos (Colômbia) estarão à disposição das seleções para disputa das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.

Além das seleções principais, Abel também terá que trabalhar com “perdas” para a Seleção Brasileira Olímpica, já que o lateral-esquerdo Vanderlan e o meia Luis Guilherme foram convocados para período de treinos com o técnico Ramon Menezes.

Piquerez também estaria entre os desfalques por convocação, mas com edema na coxa direita, terá que se recuperar na Academia de Futebol sob supervisão do Núcleo de Saúde e Performance antes de retornar aos gramados. Além do lateral, Luan também sofreu lesão na coxa esquerda e pode desfalcar o Verdão no restante da temporada.

Dudu (ruptura no ligamento cruzado anterior do joelho direito) e Gabriel Menino (fratura no tornozelo) já são desfalques conhecidos pelo resto de 2023 e completam a lista de dez ausências no elenco de Abel Ferreira.

“Ter esse tempo de qualidade com os nossos familiares e amigos é sempre bom. Ao longo da temporada a gente, em grande parte do tempo, não tem isso. Até mesmo para vir à Academia de Futebol e fazer um trabalho diferenciado, como foi hoje, com ênfase total em finalizações e bolas paradas. Mesmo sem sete ou oito jogadores que estão fora, a gente consegue manter um padrão de qualidade nos treinamentos e espero que isso surta efeito mais para frente. São quatro decisões, quatro jogos difíceis e temos de nos preparar física e mentalmente para que tudo ocorra a nosso favor”, analisou o lateral.

O Verdão assumiu a liderança do Brasileirão com a vitória sobre o Internacional e tem 62 pontos, com dois de vantagem sobre o Botafogo. O elenco volta a treinar neste sábado (17), às 10h (de Brasília), na Academia de Futebol.

Jornalista fascinado por futebol de base e análise de desempenho. Faz a cobertura de São Paulo e Palmeiras na Itatiaia após passagens por ESPN, Globoesporte.com e Band.
Leia mais