Ouvindo...

Em jogo de seis gols, Espanha bate Holanda nos pênaltis e avança na Liga das Nações

Espanhóis agora disputarão a semifinal da competição em que são os atuais campeões; Memphis, do Corinthians, foi destaque pela Oranje

Unai Simón foi o herói da Espanha na vitória sobre a Holanda

Após um jogo movimentado de seis gols, a Espanha bateu a Holanda neste domingo (23), por 5 a 4 nos pênaltis e avançou à semifinal da Liga das Nações. O jogo ocorreu no Estádio Mestalla, em Valência, e terminou 3 a 3 ao final da prorrogação. Oyarzabal duas vezes e Yamal marcaram para La Roja, enquanto Memphis Depay, Maatsen e Xavi Simons descontaram para a Orange.

Os espanhóis fizeram valer o mando de campo após o empate no duelo de ida por 2 a 2. Em casa, os atuais campeões da competição mostraram sua força e superaram os holandeses.

Os gols

O responsável por tirar o zero do placar foi o espanhol Oyarzabal, atacante da Real Sociedad, aos sete minutos do primeiro tempo.

Aos 10 minutos da segunda etapa, Memphis Depay empatou a partida após bater um pênalti com categoria.

Mikel Oyarzabal estava em dia inspirado. Aos 22 minutos do segundo tempo o atacante fez o segundo gol para a Espanha.

Contudo, aos 33 minutos da etapa final, Maatsen, jogador do Aston Villa fez um golaço para deixar tudo igual novamente e levar o jogo para a prorrogação.

Prorrogação

E o duelo não foi movimentado só no tempo regulamentar. Aos 12 minutos do primeiro tempo da prorrogação, Lamine Yamal, craque do Barcelona apareceu após dois tempos tímidos. Em linda jogada ele recolocou os espanhóis à frente. Contudo, aos dois minutos do segundo tempo da prorrogação, Xavi Simons, do RB Leipizig converteu penalidade e empatou a partida para a Holanda.

Pênaltis

Nas penalidades, Lang perdeu a terceira cobrança para a Holanda e Verbruggen pegou a penalidade de Lamine Yamal, também terceira da Espanha.

Mas foi Unai Simon que saiu como heroi. O goleiro foi o responsável por defender o chute de Malen, quinta cobrança dos holandeses. Pedri, com frieza, converteu a quinta penalidade e garantiu a Espanha nas semifinais.

Memphis titular

Memphis Depay marcou pela Holanda.

O camisa 10 do Corinthians foi mais uma vez titular da Oranje. A sequência de jogos como titular no Brasil lhe rendeu o retorno ao escrete inicial de Ronald Koeman.

No jogo, Depay teve atuação destacada. O jogador do Timão liderou as jogadas ofensivas da Laranja Mecânica e marcou o gol que empatou a partida.

Além disso, ele ficou em campo por mais de 100 minutos, sendo substituído somente no início da prorrogação.

Próximos jogos

Após se classificar, a Holanda enfrentará a França na semifinal da Liga das Nações.
A semifinal e a final serão disputadas na próxima Data Fifa, entre os dias 4 e 5 de junho.

Espanha 3 x 3 Holanda ( 5 a 4 nos pênaltis)

Espanha

Unai Simon, Mingueza, Le Normand, Huijsen, Cucurella, Zubimendi (Aleix Garcia), Fabián (Merino), Olmo (Pedri), Lamine Yamal, Nico Williams (Alex Baena) e Oyarzabal (Ferran Torres). Técnico: Luis de la Fuente

Holanda

Verbruggen, Geertruida (Malen), Van Dijk, Maatsen, Van Hecke, Memphis Depay (Brobbei), Gakpo (Lang), Frimpong, Reijnders, Kluivert (Simons) e Frenkie De Jong (Taylor)Técnico: Ronald Koeman

Gols

Oyarzabal (7min1ºT) e (22min2ºT), Lamine Yamal, (12 min 1ºT Prorrogação) da Espanha

Memphis Depay (10 min2ºT) e Maatsen (33 min2ºT) e Xavi Simons (2 min 2ºT Prorrogação), da Holanda

Cartões amarelos

Le Normand (Espanha); Memphis Depay (Holanda)

Motivo: jogo de volta das quartas de finais da Liga das Nações

Data: 23 de março de 2025 (domingo), às 16h45 (de Brasília)

Local: Estádio Mestalla, em Valência

Árbitro: Clément Turpin (FRA)
Assistentes: Nicolas Danos (FRA) e Benjamin Pagès (FRA)
VAR: Willy Delajod (FRA)

Leia também

Igor Varejano é jornalista formado pela UFOP. Tem experiência em esportes e cidades no rádio e em portais. Colaborou com Agência Primaz, Jornal Geraes e Rádio Real. Atualmente é repórter do Itatiaia Esporte.