Ouvindo...

Portugal se torna primeiro bicampeão da Nations League; veja ranking de títulos

Seleção lusitana superou a Espanha nos pênaltis e se isolou como maior campeã do torneio da UEFA

Portugal conquista seu segundo título da Nations League

Portugal venceu a Espanha nos pênaltis por 5 a 3 neste domingo (8) e conquistou, pela segunda vez, o título da UEFA Nations League. No tempo regulamentar, as seleções empataram em 2 a 2. Com o resultado, a equipe portuguesa se torna a primeira bicampeã da competição, criada na temporada 2018/19.

A seleção lusitana foi a campeã da edição inaugural da Nations League e volta a levantar o troféu após cinco anos. Até então, além de Portugal, apenas França (2020/21) e Espanha (2022/23) haviam vencido o torneio. A ‘Fúria’, atual campeã, buscava seu segundo título consecutivo, mas acabou superada na decisão.

Lista de campeões da Nations League

  • 2024/25 - Portugal
  • 2022/23 - Espanha
  • 2020/21- França
  • 2018/19 - Portugal

Regulamento da Nations League

A Nations League é um torneio bienal organizado pela UEFA, com o objetivo de substituir amistosos e dar mais competitividade às datas FIFA entre seleções europeias.

De acordo com o formato aprovado, as 55 seleções nacionais da UEFA foram divididas em quatro divisões, chamadas de “Ligas": Liga A, Liga B, Liga C e Liga D. A Liga A e a Liga B contam com 12 equipes cada, a Liga C com 15 e a Liga D com 16 seleções. Dentro de cada liga, as equipes são distribuídas em quatro grupos, compostos por três ou quatro times. As seleções se enfrentam em jogos de ida e volta, ou seja, em casa e fora.

As equipes também podem ser promovidas ou rebaixadas entre as ligas. Em cada divisão (exceto na Liga A), o primeiro colocado de cada grupo é automaticamente promovido para a liga superior na edição seguinte do torneio. Da mesma forma, as equipes que terminarem em último lugar em seus grupos (exceto na Liga D) são automaticamente rebaixadas para a liga inferior no próximo torneio.

Leia também

Mineiro, Daniel Costa é jornalista formado pela Universidade FUMEC (BH). Apaixonado por esporte e comunicação, atuou como cronista e repórter esportivo em veículos como Doentes Por Futebol, Deus me Dibre, Esporte News Mundo e Brasileirão. Hoje, colabora com o Itatiaia Esporte.