O Grêmio está oficialmente escalado para enfrentar o Botafogo, às 21h (de Brasília), pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Mané Garrincha, em Brasília.
Pressionado pelos desempenhos recentes, o Tricolor precisa da vitória. O time gaúcho tem 31 pontos e uma partida atrasada a cumprir, entra na 28ª rodada a três pontos de distância do Corinthians, que abre a zona de rebaixamento neste momento.
O principal desfalque do Grêmio é o próprio técnico Renato Portaluppi, que está suspenso pelo STJD, e não poderá estar à beira do gramado.
Em campo, o Tricolor não conta com os atacantes Soteldo e Diego Costa, e por isso tem a entrada de mais um volante na equipe. O fato se dá não apenas pelas baixas, mas por uma opção de Renato em reforçar a parte defensiva da equipe, que vem exposta nos últimos jogos. Assim, Pepê entrará no meio-campo. Além disso, Edenílson e o jovem Aravena também começam entre os titulares. O titular Monsalve fica no banco.
Desta forma, o Grêmio atuará com: Marchesín; João Pedro, Kannemann, Gustavo Martins e Reinaldo; Villasanti, Pepê e Cristaldo; Edenílson, Aravena e Braithwaite. Técnico: Marcello Salles (auxiliar).