O treinador teve seu pedido de efeito suspensivo negado pelo STJD, nesta quinta (26), e deverá cumprir toda a pena aplicada de quatro jogos pelo pleito do Superior Tribunal de Justiça Desportiva. O comandante já foi ausência em duas partidas.
O ídolo e o atacante Diego Costa desfalcam o time na capital federal.
À época, o técnico gremista ordenou que seus jogadores deixassem o banco de reservas após a expulsão de Diego Costa, alegando que um dirigente da Federação Baiana de Futebol estaria interferindo na decisão do campo.
Assim, Renato foi suspenso por quatro partidas, enquanto Diego Costa recebeu uma pena de dois jogos.
Renato havia sido criticado por parte da torcida por ter ficado de fora da última partida fora de casa, quando também estava suspenso,
Na partida, a equipe foi comandada pelo auxiliar Alexandre Mendes, que foi afastado pelo clube por ser acusado de violência doméstica. Contra o Flamengo, quem comandou o time foi o auxiliar Marcello Salles, que deve estar à beira do gramado novamente neste final de semana.
Soteldo ausência
Se Renato reforçou ao menos a delegação, o atacante Soteldo foi baixa. O venezuelano preservado por desgaste físico. Jemerson, Rodrigo Ely e Pavon seguem no departamento médico com lesões musculares. Diego Costa cumpre suspensão pelo STJD junto com Renato.
Para reforçar a sua defesa, o Tricolor deve ter ainda uma mudança tática, com a saída de um dos quatro jogadores do setor ofensivo. O time gaúcho tem atuado com dois meias e dois atacantes, deixando a equipe mais exposta defensivamente. O próprio técnico Renato Portaluppi indicou a mudança na escalação após a derrota para o Criciúma, na última quarta-feira (25).
Sem Soteldo, o Grêmio pode optar pela entrada do volante Pepê para reforçar a marcação no meio-campo.