Em entrevista ao videocast ‘Toca e Passa’, de O Globo, publicada nesta terça-feira (19), o presidente da CBF, Samir Xaud, abordou as discussões sobre uma possível criação da Série E do Campeonato Brasileiro. O dirigente foi categórico ao afirmar que não há planos imediatos para implementar a nova divisão, apesar dos debates que circulam nos bastidores.
“Na verdade, em nenhuma fala minha eu falei sobre Série E. Vou fazer um parêntese que
Segundo o presidente, o foco da entidade está em ampliar vagas e ajustar o formato das divisões existentes, de forma a tornar o sistema mais sustentável e atrativo para clubes e federações.
“Vai acontecer uma questão de ampliação de vagas, etc. Os clubes vão ficar satisfeitos, sim. Acho que as federações vão ficar satisfeitas com o modelo que a gente está pensando e trabalhando em cima disso”, completou.
Defensor dos estaduais
Xaud também fez questão de defender os campeonatos estaduais, frequentemente alvo de críticas e sugestões de extinção no calendário. Para ele, as competições locais cumprem papel essencial no desenvolvimento da base e na sobrevivência do chamado “futebol raiz”.
“A ideia é nunca desvalorizar o futebol brasileiro. Eu sou um defensor dos estaduais. Os estaduais, principalmente, Série C e Série D, de séries menores, é o que fomenta o futebol. Eu vejo alguns comentários: ‘Tem que acabar com o estadual’. Se acabar com o estadual, acaba com o futebol de base”, iniciou.
“O que nós queremos não é acabar, mas é organizar, deixar um campeonato mais sustentável, mais limpo, onde você tem um produto melhor até para comercializar. A ideia nossa não é acabar, é fortalecer todos os estaduais”, completou.