O
O defensor retorna ao Tricolor após 10 anos da primeira passagem, que durou quatro temporadas. No período, entre 2012 e 2015, ele conquistou o título da Copa Sul-Americana.
Rafael Tolói assinou contrato com o São Paulo válido até 31 de dezembro de 2026, com a possibilidade de renovação apor mais um ano de acordo com o cumprimento de metas.
A negociação, inclusive, sofreu uma reviravolta. Isso porque, inicialmente, Tolói pediu salário considerado alto pelo clube paulista.
A expectativa é que o reforço ainda precise de tempo até estrear, pois estava de férias e atuou pela última vez no dia 4 de maio, na vitória da Atalanta por 4 a 0 sobre o Monza, pelo Campeonato Italiano.
O jogador experiente, de 34 anos, chega em momento de urgência na posição, pois a contratação de um zagueiro era considerada prioridade pela diretoria são-paulina.
O técnico Hernán Crespo utiliza esquema com três zagueiros, e apenas três atletas estão disponíveis: Ferraresi, Alan Franco e Sabino. Arboleda, titular absoluto, sofreu uma contusão muscular e desfalca o time.
Carreira de Tolói
O zagueiro foi revelado pelo Goiás em 2009. Depois de três temporadas e meia, se transferiu para o São Paulo, onde teve uma primeira passagem com 76 partidas, quatro gols e uma assistência.
Em 2014, Tolói foi negociado com a Roma por empréstimo, mas teve poucas oportunidades. O defensor entrou em campo apenas cinco vezes e não balançou as redes.
No mesmo ano, ele voltou para o São Paulo. Até 2015, o zagueiro fez 52 partidas, marcou um gol e deu uma assistência.
Logo depois, o defensor partiu para Atalanta, clube no qual passou 10 temporadas. No total, foram 313 jogos, 14 gols e 15 assistências, além de dois títulos. Rafael Tolói se naturalizou italiano e conquistou uma Eurocopa com a camisa da seleção.