Santos no Brasileirão 2026: ficha, elenco, ambições e análise

Saiba como chega o Peixe para a Série A

Gabigol, atacante do Santos

Após fazer uma campanha de luta contra o rebaixamento na Série A do Campeonato Brasileiro em 2025, o Santos espera ter um desempenho diferente em 2026. Ainda em busca de regularidade sob o comando de Juan Pablo Vojvoda, o Peixe quer voltar a fazer uma boa campanha no torneio de pontos corridos.

O saldo do Santos neste início de Campeonato Paulista não é positivo. Em cinco jogos, a equipe soma uma vitória, três empates e uma derrota. Com aproveitamento de 40%, ocupa a 10ª colocação, com seis pontos.

Vojvoda pressionado?

Após terminar a temporada passada em alta, ajudando o Santos a se livrar da zona de rebaixamento, o treinador argentino começa a conviver com críticas mais fortes em 2026. Parte da torcida santista questiona algumas escolhas do comandante e o futebol apresentado pelo time no Estadual.

Apesar desse cenário, a diretoria santista reforça sua confiança no comandante a adota discurso de apoio ao técnico. O presidente Marcelo Teixeira entende que Vojvoda precisa de mais tempo para desenvolver seu trabalho.

Até o momento, o técnico ex-Fortaleza acumula sete vitórias, 10 empates e cinco derrotas sob o comando do Santos, somando todas as competições.

Competições em paralelo

Além do Estadual, que caminha para a reta final da primeira fase, o Santos terá pela frente dois torneios em paralelo com o Brasileirão: a Copa do Brasil e Copa Sul-Americana.

Mercado tímido

O Santos se movimentou timidamente, até o momento, na janela de transferências. O Peixe oficializou apenas as chegadas do atacante Gabigol, que pertence ao Cruzeiro, e do volante Gabriel Menino, do Atlético. Ambos assinaram contratos de empréstimo até o fim do ano.

Esse modelo de negócio é o que a diretoria prioriza, já que dispensa o pagamento de taxa de transferência.

Na última terça-feira (28), o clube encaminhou a contratação de Rony, que estava no Atlético, em definitivo. A ideia é ter mais um jogador de velocidade para o ataque.

Um nome que interessou ao Santos foi o do meia Felipe Loyola. O Peixe tentou sua contratação em definitivo junto ao Independiente, com aporte externo, mas não conseguiu concretizar o negócio. O atleta acabou se transferindo para o Pisa, da Itália.

Outro jogador ligado ao Santos foi o ponta Michael, do Flamengo. A tendência, porém, é que a negociação esfrie após a contratação de Rony.

Muitas saídas

Se o Santos ainda se reforça timidamente, por outro lado, o clube liberou diversos jogadores. Ao todo, somando vendas, empréstimos, rescisões e términos de contrato, 20 atletas deixaram o clube.

As saídas mais sentidas foram as do lateral-esquerdo Souza e do ponta Guilherme, que terminaram a temporada passada como titulares.

Principais objetivos

Em comparação ao Brasileirão de 2025, um dos principais objetivos do Peixe é reduzir sua dependência de Neymar. O camisa 10, mesmo longe do seu auge técnico e físico, foi o principal responsável pela permanência do clube na primeira divisão, com seus gols e assistências na reta final.

A missão de Vojvoda é construir um time equilibrado que não jogue apenas para o camisa 10, que sofre com problemas físicos há alguns anos.

O Santos também quer voltar a transformar a Vila Belmiro em um “alçapão”, como os torcedores dizem. No último Brasileirão, o time teve a sexta pior campanha como mandante, com oito vitórias, seis empates e cinco derrotas. Ainda assim, dos 47 pontos conquistados no torneio, 30 foram obtidos em seus domínios.

Principais jogadores

  • Gabriel Brazão – Um dos jogadores mais queridos pela torcida, Brazão tem salvado o Santos em diversas situações desde a temporada passada. Aos 25 anos, o arqueiro é conhecido por seus “milagres”.
  • Willian Arão – Pilar do do meio-campo santista, Arão é muito importante na saída de bola, com sua qualidade no passe, e ajuda a equipe fechando os espaços na região defensiva.
  • Álvaro Barreal - O argentino de 25 anos foi uma das gratas surpresas da temporada passada, com nove gols e uma assistência. O jogador pode atuar pelos dois lados do campo, ajudando também na recomposição.
  • Neymar – O bom futebol do Santos passa muito pelos pés do astro do time. Com liberdade para armar jogadas, Neymar é a esperança criativa da equipe. Em 2025, anotou 11 gols e distribuiu quatro assistências em 28 jogos.
  • Gabigol - O camisa 9 do Santos é a esperança de gols. Após uma temporada decepcionante no Cruzeiro, ele retornou ao clube que o formou para fazer as pazes com seu futebol. Em 2026, já soma dois gols em três jogos.

Data da estreia

A estreia do Santos no Brasileirão será nesta quarta-feira (28), às 20 (de Brasília), contra a Chapecoense, na Arena Condá.

Leia também

Números do Santos em 2026

  • Jogos - 5
  • Vitórias - 1
  • Empates - 3
  • Derrotas - 1
  • Aproveitamento - 40,0%
  • Gols marcados - 4
  • Gols sofridos - 4
Iúri Medeiros é formado em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Passou pela Gazeta Esportiva, onde estagiou e posteriormente cobriu o dia a dia do Corinthians. Além do noticiário do Timão, participou da cobertura de jogos de Palmeiras, Santos e São Paulo, além de eventos na capital paulista, como a São Silvestre. Na Itatiaia, acompanha Corinthians e Santos.

Ouvindo...