Mesmo com pouco dinheiro, Santos busca nomes de peso para o ataque

Diretoria do Peixe se movimenta para reforçar o setor ofensivo, alvo de críticas ao longo de 2025

Alexandre Mattos, diretor de futebol do Santos

Mesmo com pouco dinheiro em caixa, o Santos busca nomes tarimbados para o setor ofensivo nesta janela de transferências. A diretoria trabalha para viabilizar recursos financeiros e qualificar o ataque, posição criticada ao longo da última temporada.

O nome da vez é Gabigol, que vive momento de baixa no Cruzeiro. Todas as partes demonstram interesse na concretização do negócio, mas ainda discutem valores.

Para o Peixe, o empréstimo é visto com bons olhos, já que não teria que pagar a taxa de transferências. A prioridade do Cruzeiro é liberá-lo mediante compensação financeira, mas há o entendimento interno sobre a dificuldade desse molde de tratativa.

O Santos tenta um empréstimo com composição salarial entre as diretorias, o que passa longe de ser a intenção celeste. A Raposa poderia aceitar algo neste sentido caso os paulistas assumissem os vencimentos e outros encargos do atleta, como luvas e bonificações.

Outra possibilidade para o Santos é chegar a um acordo financeiro com Gabigol e, posteriormente, buscar a liberação junto ao Cruzeiro. Em baixa após perder pênalti na eliminação da Copa do Brasil, o jogador não é prioridade para a torcida, direção e o técnico Tite.

O Peixe não vive uma situação financeira confortável e precisará agir com habilidade nas negociações. A reportagem apurou que, para ser contratado, o jogador terá de se enquadrar na realidade atual do clube, reduzindo a sua faixa salarial.

Quem também aparece no radar do Santos é Rony, atualmente no Atlético. O atacante não fez uma grande temporada pelo Galo, que desembolsou 6 milhões de euros (cerca de R$ 35 milhões, na cotação da época) ao Palmeiras para adquiri-lo.

Assim como no caso de Gabigol, o Santos não cogita pagar taxa de transferência para contar com o jogador. Um empréstimo é considerado mais viável pela cúpula santista, que também teria que chegar a um acordo em relação aos vencimentos mensais de Rony.

Leia também

Oficialmente, o discurso do Santos é de movimentações pontuais para a temporada de 2026, com foco no setor ofensivo. Paralelamente, o clube trabalha para renovar o contrato de Neymar, que se encerra ao final do ano, e negociar jogadores que perderam espaço sob o comando de Juan Pablo Vojvoda.

Iúri Medeiros é formado em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Passou pela Gazeta Esportiva, onde estagiou e posteriormente cobriu o dia a dia do Corinthians. Além do noticiário do Timão, participou da cobertura de jogos de Palmeiras, Santos e São Paulo, além de eventos na capital paulista, como a São Silvestre. Na Itatiaia, acompanha Corinthians e Santos.
Lucas Barbosa é repórter do portal Itatiaia Esporte. Formado pela UFOP e natural de Raul Soares-MG, tem experiência em coberturas esportivas e jornalismo hiperlocal. Apaixonado pelo futebol brasileiro e suas histórias mais profundas, também já passou por veículos de rádio e televisão.
Emerson Pancieri é setorista do Cruzeiro na Rádio Itatiaia, onde atua desde 2016 e acumula coberturas especiais, como os Jogos Olímpicos de Paris. Graduou-se em Jornalismo pela Newton Paiva, em 2009. Passou também por Transamérica, O Tempo, Band News, Rádio Globo e CBN (onde foi setorista do Cruzeiro de 2012 a 2016 e cobriu o bicampeonato brasileiro 2013 e 2014, além da Copa do Mundo no Brasil).
Henrique André é repórter multimídia e setorista do Atlético na Itatiaia. Acumula passagens por Uol Esporte, Jornal Hoje em Dia e outros veículos. Participou da cobertura de grandes eventos, como Copas do Mundo (2014-18), Olimpíada (2016-2021) e Mundial de Clubes (2025).
Maic Costa é jornalista, formado pela UFOP em 2019 e um filho do interior de Minas Gerais. Atuou em diversos veículos, especialmente nas editorias de cidades e esportes, mas com trabalhos também em política, alimentação, cultura e entretenimento. Agraciado com o Prêmio Amagis de Jornalismo, em 2022. Atualmente é repórter de cidades na Itatiaia.

Ouvindo...