O atacante Vitor Roque superou os momentos de baixa que viveu na Europa e tem desempenho melhor no
Vitor Roque pertencia ao Barcelona, da Espanha, mas pouco atuou na equipe. Em 16 jogos, marcou dois gols durante a temporada 2023/2024.
Na sequência, acabou emprestado para o também espanhol Real Betis, onde teve certo destaque no início da trajetória. Contudo, perdeu a condição de titular na reta final da passagem. Nas 33 vezes que esteve em campo, o centroavante balançou as redes sete vezes.
Foram 49 partidas do atacante no futebol europeu, com nove gols marcados. Em seis meses no Palmeiras, Vitor Roque disputou 36 jogos, marcou seis gols e distribuiu quatro assistências. São 10 participações em gols, uma a mais do que quando esteve no Barcelona e no Betis.
Mudança faz Vitor Roque ter novas contribuições
A evolução no número de assistências acontece em meio à uma mudança no esquema tático do Verdão. O técnico Abel Ferreira passou a escalar Vitor Roque ao lado do centroavante Flaco López no ataque do Palmeiras. Costumeiramente, o treinador montava os times com somente uma referência à frente.
Com mais liberdade por dentro e companhia para tabelar, Vitor Roque deu quatro assistências nos cinco jogos em que atuou ao lado de Flaco López. Três foram para o argentino e outra ao meia-atacante Felipe Anderson.
A melhor temporada da carreira do “Tigrinho” foi pelo Athletico-PR, em 2023, com 21 gols e sete assistências em 45 partidas.
Flaco López e Vitor Roque, nova dupla de ataque do Palmeiras
Palmeiras compra Vitor Roque
Vitor Roque é a contratação mais cara do Palmeiras: o clube adquiriu o jogador junto ao Barcelona por 25 milhões de euros (R$ 154 milhões na cotação de fevereiro de 2025, época do anúncio). Essa também foi a maior compra de um atleta na história do futebol brasileiro.
O atacante não se adaptou tão rápido no início da trajetória no Verdão. Antes do Mundial de Clubes da Fifa, foram três gols marcados. Após o torneio, ele balançou as redes três vezes e deu quatro assistências, tendo seis participações em gols nas últimas cinco partidas.