Participe do canal e receba as notícias do Palmeiras no WhatsApp

Palmeiras: Abel Ferreira deve repetir decisão adotada no Paulistão de 2025

Verdão se prepara para estreia no estadual, neste sábado (10), às 20h30

Abel Ferreira conversa com jogadores do Palmeiras nos primeiros treinos de 2026

O técnico Abel Ferreira deu indícios de que deve repetir uma prática adotada no Palmeiras no Campeonato Paulista de 2025. O treinador pretende revezar o time durante a primeira fase do estadual.

A intenção é dar minutagem aos jogadores neste início de temporada. Além disso, com o rodízio, o técnico pretende preservar a parte física dos atletas, sem “estourá-los” no início de 2026.

“Temos de nos adaptar, arranjar soluções e aproveitar este período para dar oportunidade a todos os jogadores porque vai ser humanamente impossível escolher uma equipe e começar já a estourá-la no começo de uma época longa e desgastante”, disse Abel Ferreira, na reapresentação no Palmeiras.

“Vamos encarar esta competição como sempre fazemos, prepará-la também no sentido de carregar as baterias aos nossos jogadores e entrar em todos os jogos com a mentalidade de jogar para ganhar até até o último segundo”, finalizou.

No ano passado, Abel deu espaço para jogadores da base e outros que não tinham tanto espaço no time titular. O Palmeiras correu risco de não avançar ao mata-mata, mas fez a segunda melhor pontuação do torneio e se classificou na última rodada.

Na avaliação da comissão técnica, o rodízio é necessário especialmente pela curta pré-temporada. O Campeonato Paulista começará mais cedo do que o habitual.

“Não posso deixar de fazer uma crítica construtiva à Federação Paulista de Futebol. Tendo em conta que algumas equipes ficaram até mais tarde a competir, não me parece sensato e bom para a saúde dos jogadores ao final de uma semana ter o primeiro jogo oficial quando há outros clubes que estão a preparar-se desde novembro e dezembro. Não acho que seja justo, devemos pensar e refletir”, analisou Abel.

“Sabemos que os jogadores vêm de um período de férias de 30 dias, que é importante, após 11 meses de alta competição, intensidade, risco e viagens, poder desligar para recuperar baterias e dedicar tempo à família. Normalmente se dá três a quatro semanas para preparar o primeiro jogo oficial”, completou.

Leia também

Quando o Palmeiras estreia em 2026

O Palmeiras estreia no Campeonato Paulista contra a Portuguesa, às 20h30 deste sábado (10), no Canindé.

Na primeira fase, o Verdão enfrenta ainda Santos, São Paulo, Corinthians, Mirassol, Grêmio Novorizontino, Botafogo-SP e Guarani. Os oito melhores após as oito rodadas no geral avançam para as quartas de final, disputada em jogo único.

Rafael Oliva é formado em Jornalismo pela PUC-SP, pós-graduando em Marketing e Mídias Digitais pela FGV e produtor audiovisual. Passou por Lance! e Câmara Municipal de São Paulo. Já cobriu o dia a dia de Santos, Palmeiras e diversos eventos esportivos na cidade de São Paulo. Na Itatiaia, cobre Palmeiras, São Paulo e outros esportes na capital paulista.

Ouvindo...