O técnico Abel Ferreira deu indícios de que deve repetir uma prática adotada no
A intenção é dar minutagem aos jogadores neste início de temporada. Além disso, com o rodízio, o técnico pretende preservar a parte física dos atletas, sem “estourá-los” no início de 2026.
“Temos de nos adaptar, arranjar soluções e aproveitar este período para dar oportunidade a todos os jogadores porque vai ser humanamente impossível escolher uma equipe e começar já a estourá-la no começo de uma época longa e desgastante”, disse Abel Ferreira, na reapresentação no Palmeiras.
“Vamos encarar esta competição como sempre fazemos, prepará-la também no sentido de carregar as baterias aos nossos jogadores e entrar em todos os jogos com a mentalidade de jogar para ganhar até até o último segundo”, finalizou.
No ano passado, Abel deu espaço para jogadores da base e outros que não tinham tanto espaço no time titular. O Palmeiras correu risco de não avançar ao mata-mata, mas fez a segunda melhor pontuação do torneio e se classificou na última rodada.
Na avaliação da comissão técnica, o rodízio é necessário especialmente pela curta pré-temporada. O Campeonato Paulista começará mais cedo do que o habitual.
“Não posso deixar de fazer uma crítica construtiva à Federação Paulista de Futebol. Tendo em conta que algumas equipes ficaram até mais tarde a competir, não me parece sensato e bom para a saúde dos jogadores ao final de uma semana ter o primeiro jogo oficial quando há outros clubes que estão a preparar-se desde novembro e dezembro. Não acho que seja justo, devemos pensar e refletir”, analisou Abel.
“Sabemos que os jogadores vêm de um período de férias de 30 dias, que é importante, após 11 meses de alta competição, intensidade, risco e viagens, poder desligar para recuperar baterias e dedicar tempo à família. Normalmente se dá três a quatro semanas para preparar o primeiro jogo oficial”, completou.
Quando o Palmeiras estreia em 2026
O Palmeiras estreia no Campeonato Paulista contra a Portuguesa, às 20h30 deste sábado (10), no Canindé.
Na primeira fase, o Verdão enfrenta ainda Santos, São Paulo, Corinthians, Mirassol, Grêmio Novorizontino, Botafogo-SP e Guarani. Os oito melhores após as oito rodadas no geral avançam para as quartas de final, disputada em jogo único.