Técnico do
Além da permanência prolongada, Abel divide com Oswaldo Brandão o posto de técnico mais vitorioso da história do Palmeiras, com dez títulos conquistados cada. Desde sua chegada ao clube, em 2020, o treinador se consolidou como referência no futebol nacional, pelos resultados esportivos e pela estabilidade do trabalho desenvolvido.
Em entrevista concedida nesta terça-feira (6) no CT da Barra Funda, Abel relembrou inclusive as primeiras palavras como treinador do Palmeiras, em 2020. Na ocasião, o comandante citou justamente Telê Santana como referência na carreira de treinador.
“Quando dei minha primeira entrevista no Palmeiras, me perguntaram das referências que eu tinha entre os treinadores brasileiros. Eu lembro de falar do Telê Santana, do livro que tinha em casa antes de sonhar em ser treinador. É uma referência para os brasileiros, mas também para os treinadores europeus por tudo aquilo que ele representa”, declarou.
O treinador português destacou ainda os desafios de manter um trabalho duradouro em um clube de grande pressão no futebol brasileiro.
“Às vezes, manter um casamento de cinco anos é difícil, quanto mais ser treinador de um clube grande. Gosto muito de estar aqui. A vontade de continuar a ganhar, de dar alegrias à torcida é que me faz continuar”, acrescentou.
Por fim, Abel reforçou que, apesar dos recordes já alcançados, o foco segue sendo o desempenho coletivo e a busca por novos títulos.
“Sou um treinador de projeto, de relações, de trabalho e é isso que vejo dentro do clube. Por isso casou tão bem, além de também já dizer que gosto muito do verde. Esses recordes e referências são um orgulho, mas não são desses troféus que nós andamos à procura. Andamos à procura de tornar o nosso trabalho, a nossa dedicação, o nosso esforço em títulos”, finalizou o treinador.
Abel Ferreira pelo Palmeiras
- 395 jogos
- 229 vitórias
- 93 empates
- 74 derrotas
- 672 gols marcados
- 320 gols sofridos
Títulos
- Campeonato Paulista (2022, 2023, 2024)
- Copa do Brasil (2020)
- Campeonato Brasileiro (2022, 2023)
- Supercopa do Brasil (2023)
- Copa Libertadores (2020, 2021)
- Recopa Sul-Americana (2022)