Um dos técnicos mais vitoriosos do futebol mundial, José Mourinho exaltou alguns treinadores portugueses que atuaram no futebol brasileiro. O comandante de 62 anos mencionou Jorge Jesus, ex-
Em entrevista ao canal SportyNet, Mourinho expressou satisfação com o trabalho de seus compatriotas em equipes brasileiras. Entretanto, revelou que não se considera uma referência para os lusos que passam ou passaram pelo futebol nacional. O lendário treinador apontou Abel como principal nome da atual “safra” de portugueses no Brasil.
“Não sinto (que sou uma referência). Obviamente que vejo e sigo com enorme satisfação as coisas que eles fazem no Brasil. Acho que o Abel é obviamente a grande referência não só pelo que ganhou. Outros também ganharam, como o Jesus, Artur Jorge, também ganharam a Libertadores por exemplo, mas o Abel ganha Libertadores, Brasileirão, um, dois, três, quatro, cinco anos”, analisou.
Longevidade de Abel
Além disso, Mourinho destacou também a longevidade de Abel Ferreira no comando do Palmeiras. Mesmo após ter conquistado vários títulos e marcado uma geração, o treinador não “se acomodou” e segue no Verdão. O luso de 46 anos detém o trabalho mais duradouro no Brasil, que já dura desde novembro de 2020.
“Ele faz uma coisa que é difícil de fazer que os treinadores normalmente fazem que é: depois de ganhar muito, é hora de fugir. E ele não tem fugido, tem continuado, numa equipe que obviamente terá condições fantásticas. Por certo também há empatia entre ele e o seu presidente.”
Aproveitamento da base
Por fim, o Mourinho mencionou também o trabalho feito pela diretoria do Palmeiras na formação e venda de jogadores. Isso porque, em sua passagem pelo Palmeiras, Abel ficou marcado por constantemente dar oportunidade aos atletas da base. Dois exemplos claros disso são Endrick e Estevão, vendidos por valores milionários ao Real Madrid e Chelsea, respectivamente.
“Acabam sempre por vender jogadores e depois formam outros, encontram outras soluções. Tem sido realmente um trabalho brilhante”, finalizou.
Abel Ferreira pelo Palmeiras
- 667 jogos
- 361 vitórias
- 152 empates
- 154 derrotas
- 2x Campeão Brasileiro (2022, 2023)
- 1x Copa do Brasil (2020)
- 2x Copa Libertadores (2020, 2021)
- 1x Recopa Sul-Americana (2022)
- 1x Supercopa do Brasil (2023)
- 3x Campeonato Paulista (2022, 2023 e 2024)